Segurança

Nova lei torna obrigatória avaliação biopsicossocial periódica para policiais no Piauí

A medida foi publicada no Diário Oficial do Estado na última quinta-feira (5)…

Reportagem Clique União

ACESSIBILIDADE:

Compartilhe!

IMG_7634

O governador do Piauí, Rafael Fonteles, sancionou, na última quarta-feira (4), a Lei nº 8.709/2025, que torna obrigatória a participação de policiais civis e militares em programas de proteção à saúde que envolvem avaliação biopsicossocial periodicamente. A medida, publicada no Diário Oficial na última quinta-feira (5), altera o Estatuto da Polícia Civil (Lei Complementar nº 37/2004) e o Código de Ética e Disciplina dos Militares do Estado (CEDME/PI, Lei nº 7.725/2022).

Segundo a nova norma, todos os agentes de segurança pública deverão passar por avaliação biopsicossocial, com encaminhamentos para consultas médicas, psicológicas e laboratoriais especializadas. Além disso, o Estado arcará integralmente com os exames. A recusa será considerada falta funcional e sujeita a penalidades disciplinares.

A lei ajusta especificamente o inciso XXIV do art. 58 da Lei Complementar 37/2004 e art. 18 da Lei 7.725/2022 para reforçar essa obrigação, tornando a recusa expressamente passível de sanções.

Para o secretário da Segurança Pública, Chico Lucas, essa é uma importante iniciativa para garantir a saúde e o bem-estar dos profissionais. “A avaliação biopsicossocial periódica é fundamental para cuidar de quem cuida da população. O estresse, o risco e a pressão diária vividos pelos nossos policiais exigem atenção constante à saúde mental. Com essa lei, estamos institucionalizando esse cuidado de forma preventiva e contínua”, destacou.

Com a sanção, o governo espera que o investimento em saúde preventiva reduza o desgaste físico e mental dos policiais, contribuindo para um ambiente de trabalho mais saudável e eficiente.

Fonte: Governo do Piauí  

Compartilhe!

Veja também
Detran União (4)

Copa do Mundo

Com isso, os serviços presenciais do Detran-PI estarão disponíveis apenas no período da manhã….
IMG_7434

Recomendação

As medidas foram direcionadas à Prefeitura e Câmara Municipal dos municípios….
photo-output

Trânsito

Vítima faleceu no local…
IMG_7411

Eleições 2026

Com a mudança, número de pré-candidatos ao Governo cai para 13, enquanto a disputa pelas…
ffe04656-7bf6-4380-8c89-b0506c3ba730

MATÉRIA EM COLABORAÇÃO

A brincadeira, tradicional nesta época do ano exige alguns cuidados para evitar acidentes…
IMG_7350

Do reconhecimento de firma ao inventário

Localizado na Rua Tomás Gonçalves, nº 3118, no Centro de União….
Matérias relacionadas
IMG_5910

Educação Municipal

A Unidade conta com 14 salas, berçários, refeitório e climatização com energia solar….
IMG_1762

Conscientização ambiental

Ações desenvolvidas ao longo da semana reforçaram a importância da educação ambiental e do contato…
IMG_4569

Enem 2026

Candidatos devem confirmar participação até 5 de junho; provas serão aplicadas em novembro…
9e676d82-8efe-490a-97c5-310735079110

Vítima estava internada

Acidente aconteceu no último domingo (31), na Avenida 7 de Setembro….
IMG_5344

Clique Cultura

Artistas e grupos musicais podem se inscrever até o dia 9 de junho por meio…
36fb35c0-ca8b-4151-be10-7dba1e2dc591

Matéria em colaboração

Uso seguro de itens decorativos e instalações elétricas é fundamental para aproveitar o período de…