Nova regra do Contran permite uso de véu e hábito religioso na CNH

Reportagem Clique União

ACESSIBILIDADE:

Compartilhe!

IMG_2789

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) decidiu alterar as normas em vigor que vedam o uso de itens de vestuário religiosos ou que cobrem a cabeça de pessoas em tratamento de saúde em fotos usadas para emissão ou renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Para tanto, o colegiado atualizou a Resolução nº 886, de 13 de dezembro de 2021, que regulamenta as especificações, produção e expedição da CNH. A nova norma foi publicada na última segunda (8) no Diário Oficial da União – confira o texto na íntegra.

Com a mudança, fica mantida a restrição ao uso de óculos, bonés, chapéus e outros adereços que cubram parte do rosto ou da cabeça, exceto em casos de itens de vestuário relacionados à crença ou religião, como véus e hábitos religiosos, e àqueles ligados à queda de cabelo do condutor, em decorrência de patologias ou tratamento médico. No entanto, só será permitido o uso de tais itens se mantiverem a face, a testa e o queixo perfeitamente visíveis. A mudança passa a ser aceita em todo o território nacional.

“Esse é um exemplo de atuação do Governo Federal em favor da liberdade religiosa, da inclusão e de respeito às diferenças, além de representar uma modernização e adequação da legislação de trânsito aos tempos de pluralidade em que vivemos”, destacou o secretário nacional de Trânsito, Adrualdo Catão.

Cidadania
A intenção do Contran em alterar a referida lei que vedava o uso de indumentárias religiosas em CNHs partiu da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), que realizou manifestações técnicas formais à Advocacia-Geral da União (AGU) sobre o assunto.

Por sua vez, a AGU encaminhou aos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) um memorial no qual informava o desejo do Governo Federal de alterar essa norma, a fim de modernizar o processo de retirada da CNH com essa adequação do mesmo modo que já é realizado para a emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN) e de passaportes pelos cidadãos brasileiros.

Fonte: Ministério dos Transportes

Compartilhe!

Veja também
dengue

Prevenção

Piauí registra 11 mortes por dengue em 2026…
0bdd1e5c-ddbf-4bc7-a52b-4c2c75470420

matéria em colaboração

Conhecimento e valorização da cultura nordestina…
lacracao-urnas-eletronicas_mcamgo_abr_210920221818-11

JUSTIÇA

Convenções partidárias estão autorizadas a partir do dia 20 de julho…
iml_3_dBp6Gth (1)

Povoado formosa

A vítima estaria atrás do veículo durante uma manobra…
16ca9cf6-bac2-4f16-afe2-6758c3caf89f

Previdência

Medida é adotada para prevenir pagamentos indevidos e garantir maior transparência na gestão previdenciária…
WhatsApp Image 2026-07-11 at 14.18.15

clique cultura

A crônica conduz o leitor por lembranças, afetos e saberes populares….
Matérias relacionadas
hospital de união

Uso Obrigatório do Capacete

Segundo levantamento do Hospital Municipal Dr. José da Rocha Furtado…
IMG_7652

Concurso

União e Miguel Alves estão entre os municípios contemplados…
IMG_5910

Educação Municipal

A Unidade conta com 14 salas, berçários, refeitório e climatização com energia solar….
IMG_1762

Conscientização ambiental

Ações desenvolvidas ao longo da semana reforçaram a importância da educação ambiental e do contato…
IMG_4569

Enem 2026

Candidatos devem confirmar participação até 5 de junho; provas serão aplicadas em novembro…
9e676d82-8efe-490a-97c5-310735079110

Vítima estava internada

Acidente aconteceu no último domingo (31), na Avenida 7 de Setembro….