Connect with us

Clique Cultura

O projeto social “As artes se misturam” vem reescrevendo a história da Cultura Unionense

Publicado

em

No sábado (16/01/2021)  na cidade de União-PI, iniciaram as oficinas do Projeto Social “As artes se misturam”. Esse projeto que vem reescrevendo a história da cultura unionense foi idealizado pela Escola de Artes JP , onde está sendo desenvolvido um trabalho de oficinas de Técnicas de Desenho, Pintura, Teatro e musicalização através do Violão.

O projeto terá duração de quatro meses. Com as vagas todas preenchidas, muitos ainda ficaram na lista de espera.

(Prof. Emílio Nascimento e alunos da Escola JP)

(Prof. Pelé e Prof. Emílio Nascimento)

Da esquerda para a direita: Lucas Lopes, Gildete Ribeiro, Irla Milena, Jesus Fernandes (Pelé)

Prof. de Violão: Marcos Vinícius

É cabível observar que as oficinas vão além de um momento de entretenimento, os pais que matricularam seus filhos no intuito de ocuparem suas mentes, precisam entender que mais do que uma quebra de ócio, essas oficinas são de extrema importância para o desenvolvimento intelectual e cultural dos inseridos.

O projeto foi aprovado na Lei Aldir Blanc e está a atender crianças, jovens e idosos. Assista ao vídeo da cobertura do CliqueCultura. 

 

É interessante observar que embora a cidade de União venha a se elevar com alguns destaques artísticos, não existe na cidade uma cultura efetiva de valorização e proteção de nossas expressões culturais e/ou de preservação ao patrimônio. Comumente presenciamos as casas históricas da cidade virarem grandes prédios comerciais, vedação de apresentações musicais por questões políticas e/ou monopólio de informações de editais relacionados a cultura.

A escola de artes JP vem na contramão, fazendo acontecer em meio a pandemia. Para alguns uma retomada precipitada, para outros,  uma ansiedade artística e fome de cultura.

 

 

 

 

 

 

 

“Cultura é movimento, cultura é atitude, movimente-se!”

 

 

 

 

 

 

Por Irla Milena

 

 

 

 

 

 

Facebook

Notícias Destaques

Polícia

Mais Acessadas