Connect with us

Blogs

O Saci Pererê bate em nossas portas, mas preferimos comemorar o Halloween de outros países

DOCES OU TRAVESSURAS?

Sanny Ravanne

O último dia do mês de outubro é animado pelo mundo todo. Isso porque o Halloween movimenta o imaginário popular e o comércio também. Mas você sabia que, enquanto nos vestimos de temas horripilantes para o Dia das Bruxas, esquecemos que dia 31 de outubro também é comemorado o dia de uma das nossas figuras icônicas mais representativas do Brasil: o Saci Pererê? (Acredito que não esquecemos porque poucos sabem da existência da comemoração e quase nada é repassado sobre).

VAMOS CONTINUAR ENFEITANDO ABÓBORAS AO INVÉS DE VALORIZAR NOSSA CULTURA E ELEMENTOS FOLCLÓRICOS NATIVOS DO BRASIL?

Então, o Clique Cultura trouxe um resgate sobre a história cultural do Dia do Saci e o Halloween pelo mundo.

O SACI PERERÊ

O Dia do Saci é comemorado em 31 de outubro, mesmo dia em que se comemora o Halloween no mundo (Dia das Bruxas, no Brasil). A data foi criada em 2003, com o intuito de resgatar e valorizar o folclore do nosso país, promover a cultura nacional e as tradições brasileiras. O Saci-pererê é uma das figuras mais emblemáticas do folclore brasileiro e possui influências indígena e africana.

E isso está longe de ser uma coincidência. Isso porque a celebração do ícone do folclore brasileiro foi colocada propositalmente no último dia de outubro.

A ideia é que a data sirva como oposição à supervalorização de elementos culturais de outros países em detrimento dos nossos.

Como surgiu o Dia do Saci

O Dia do Saci foi elaborado em 2003, através do Projeto de Lei Federal n.º 2.762 proposto pelo Deputado Aldo Rebelo. No entanto, somente mais tarde essa data foi oficializada.

Em 2013, a Comissão de Educação e Cultura elaborou o Projeto de Lei Federal n.º 2.479, que institui o 31 de outubro como sendo o Dia do Saci.

Os proponentes foram o Deputado Federal Chico Alencar e a Vereadora de São José dos Campos Ângela Guadagnin.

Confira trechos do Projeto de Lei n.º 2.479, de 2003:

“Instituir o “Dia do Saci” representa oferecer à sociedade um instrumento de valorização da cultura popular como elemento fundamental na constituição da identidade brasileira. Por meio da previsão anual da comemoração da data, na forma de eventos culturais e atividades festivas, as iniciativas propõem o resgate e a valorização de nossas tradições e manifestações folclóricas originais.”

“Entendemos que a comemoração anual do “Dia do Saci” permitirá um contato sistemático com a variedade e a beleza das tradições do país, de modo a fortalecer o processo de consolidação da identidade nacional bem como a auto-estima do povo brasileiro.”

Todavia, no estado de São Paulo o Dia do Saci já tinha sido oficializado em 2004 por meio da Lei Estadual n.º 11.669.

Nesse dia, muitas instituições educacionais do país propõem atividades relacionadas com essa figura folclórica.

A ideia é divulgar a história do folclore brasileiro, já que muitos não conhecem as lendas que envolvem o imaginário do nosso país.

Apesar da iniciativa, o Dia do Saci ainda não é muito comemorado pelos brasileiros.

Atividades para o Dia do Saci

Desde a oficialização da data no Brasil, as escolas costumam realizar eventos relacionados com a figura do Saci.

Dentre as propostas de atividades, sugerimos:

  1. Confecção de boneco do Saci;
  2. Confecção de gorros vermelhos;
  3. Leitura de lendas;
  4. Apresentações teatrais;
  5. Jogos: caça ao Saci, criar crinas de cavalo com lã e montar um circuito com elas a fim de ver quem é o mais rápido a dar nó nelas;
  6. Cantar músicas.

Mas o fato é que, os brasileiros acostumaram-se a elevar e a vivenciar no seu cotidiano, práticas tradicionais e culturais provindas de povos distantes. O que não é de todo um erro. Já que mesclar culturas é enriquecimento. Entretanto, não esqueçamos nossa cultura nacional. Enquanto o dia do Saci, figura folclórica brasileira, é esquecido em decorrência do fortalecimento de práticas “americanizadas” e “europeias”, mesmo em solo tropical, o Halloween ganha força e notoriedade nas comemorações brasileiras, inclusive nas escolas e festas noturnas.

Os brasileiros esbarram em portas fechadas no enaltecimento do nosso folclore: Doces ou travessuras?

Dia das Bruxas – História

Halloween comemora os antigos festivais de Samhain (origem celta) e do Dia de Todos os Santos (de origem cristã). Estas duas celebrações foram colocadas em prática como um ritual para comemorar todos aqueles que morreram, permanecendo fiel à ambas as culturas e religiões. O nome da celebração de Halloween é devido ao uso do termo Inglês “All Hallows ‘Even”, que significa “Véspera de Todos os Santos”, que foi utilizado pelos Celtas para nomear o dia antes do Samhain. A base para a conclusão tal como é conhecida hoje, foi introduzida por imigrantes irlandeses na América do Norte durante a grande fome que ocorreu entre os anos de 1845 e 1849. Como a celebração de Samhain ocorre em 1 de novembro, o Halloween começou a ser realizado em 31 de outubro. Este dia é comemorado em 31 de outubro de cada ano nos países das Américas, Espanha, Reino Unido, Irlanda e, em menor grau, em outros países, como Nova Zelândia e Austrália.

Dia das Bruxas – Fatos

  • As primeiras origens desta celebração datam da ocupação do Império Romano no território celta (atual Escócia). Estes começaram a adotar a celebração realizada pelos celtas e a passariam mais tarde à Igreja Católica.
  • O primeiro desfile de Halloween foi realizado em 1921, no estado de Minnesota, nos Estados Unidos. Este desfile foi a primeira celebração em grande escala desta tradição.
  • No Brasil, o Halloween é conhecido como Dia das Bruxas. Sua celebração acontece no dia 31 de outubro. Acredita-se que na passagem dessa noite as almas saem de seus túmulos e partem pelas ruas amedrontando todos aqueles que estão por perto.
  • Tradicionalmente, as cores preta e roxa estão associadas a esta festa, porque elas são as cores que representam a festa de Todos os Mortos e do Samhain.
  • A tradição de sair disfarçados nas ruas para pedir doces, tem sua origem em uma lenda popular celta. Nesta lenda, os espíritos de pessoas mortas foram às ruas na noite antes do Samhain, entre estes havia um espírito de origem maligna.

Dia das Bruxas – Principais eventos e coisas a fazer

  • Durante esta celebração, costuma-se usar disfarces durante noite ao mesmo tempo que se recorrem às casas em todas as ruas para pedir doces. Este ato é feito em países como Canadá, Estados Unidos, Irlanda, Reino Unido, Espanha e América Latina. A celebração é mais voltada às crianças, uma vez que são eles que gostam mais dos doces.
  • Nas regiões de Castilla e Leon, na Espanha, é costume fazer uma procissão conhecida com “Ritual das Almas”. As pessoas marcham com abóboras ou potes de barro furados, no final da marcha faz-se uma grande fogueira. Esta procissão tem lugar na noite de 1 de novembro.
  • Alguns países latino-americanos adotaram uma tradição que é muito forte nos Estados Unidos. Trata-se de cortar uma abóbora de maneira a formar um rosto e então, colocar uma vela dentro para iluminar. O rosto é inspirado em um personagem chamado “Jack o.” De acordo com uma lenda antiga irlandesa, este personagem era muito ruim e quando morreu foi condenado a vagar pelo mundo.
  • Em alguns países da América Latina, especialmente na Colômbia, se realizam festas como rumba e dispersão social, que se deve assistir disfarçado. Estas festas são organizadas em clubes, bares e casas das pessoas que desejam desfrutar da festividade. Em alguns desses lugares até mesmo prêmios são concedidos para aqueles com o “melhor” disfarce.
  • No Chile, uma atividade é realizada na noite de Halloween, e é conhecida como o Tour do Terror. Este passeio acontece no observatório Pailalén, localizado a 50 km da cidade de Santiago, no Chile. Neste observatório histórias de horror e lendas são contadas por parte dos astrônomos do local.

Informações: Brasil Escola Uol / WinCalendar/ Márcia Fernandes – Professora licenciada em Letras

Notícias Destaques

Facebook

Polícia

PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM

Destaques2 dias atrás

Moto furtada no entrocamento da PI 112 com a estrada de Lagoa Alegre, em União

Uma moto modelo Fan 125, cor preta, placa LWI 3225, foi furtada na manhã deste sábado, 27, após o proprietário...

Destaques2 dias atrás

Após 15 meses afastada por conta de duas cirurgias nos joelhos, Valéria volta a jogar pelo Benfica

A jogadora unionense, Valéria, retornou aos campos neste sábado (27/04), contra o Länk Vilaverdense, pela Liga BPI de Portugal, após...

Destaques3 dias atrás

Professores convocados pela PMU têm até dia 3 de maio para se apresentarem

O prefeito Gustavo Medeiros assinou a convocação de mais nove professores para a rede municipal de ensino. Os selecionados do...

Destaques3 dias atrás

União e Miguel Alves irão receber vacina contra a Dengue

O Ministério da Saúde incluiu o Piauí na Campanha de Vacinação contra a Dengue.  O estado deve receber já nesta...

Educação3 dias atrás

Enem 2024: Prazo para solicitar isenção da taxa termina nesta sexta

Termina às 23h59 (horário de Brasília) desta sexta-feira (26/4) o prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição do Exame...

Destaques3 dias atrás

Transferência de R$ 90 mil e paquera em prostíbulo: novos detalhes da morte de empresário unionense

O delegado Francisco Costa, o Barêtta, do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) revelou novos detalhes do assassinato...

Geral4 dias atrás

Ministério da Saúde amplia vacinação da dengue para o Piauí

O Ministério da Saúde, anunciou, nesta quinta-feira (25/4), a expansão da vacinação contra a dengue para mais 625 municípios em...

Clique em Teresina4 dias atrás

Enem dos concursos: candidatos já podem conferir o local de prova

Os candidatos do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), o Enem dos Concursos, já podem conferir o seu local de prova....

Destaques4 dias atrás

ALEPI aprova meia-passagem para estudantes da Grande Teresina

Após a audiência pública que discutiu o aumento abusivo da passagem no transporte intermunicipal, deputados piauienses aprovaram por unanimidade o...

Blogs4 dias atrás

DHPP prende donas de um prostíbulo, em Teresina, suspeitas de participar da morte de pastor unionense

O Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) prendeu, na manhã da última quarta-feira (24), no Bairro Vila Maria,...

PUBLICIDADE

clique união

PUBLICIDADE

Mais Acessadas