A cidade de Miguel Alves, no Norte do Piauí, recebeu, nesta quinta-feira(15), mais uma edição da Operação Porteira Fechada, ação integrada da Secretaria de Segurança Pública do Estado do Piauí, com participação da Polícia Civil, por meio da Delegacia do Meio Ambiente, Polícia Militar e Polícia Rodoviária Federal.
A operação tem como foco a identificação, recolhimento de animais soltos em vias públicas e áreas urbanas, além da responsabilização dos proprietários. A medida visa prevenir acidentes graves e fatais, cada vez mais recorrentes no estado devido à presença de cavalos, bois e outros animais nas estradas.
“São vidas perdidas, famílias destruídas, vítimas de colisão que poderiam ser evitadas”, destacou Fernando Aragão, diretor de Operações de Trânsito da SSP-PI. “A Operação Porteira Fechada atua para mudar essa realidade. Segurança no trânsito também é cuidar do campo. Animal solto é risco, porteira fechada é proteção”, completou.
Durante a ação em Miguel Alves, oito pessoas foram conduzidas para a realização de procedimentos cabíveis. Além disso, foram realizados flagrantes, apreensões de armas e recolhimento de animais soltos.
O delegado Willame Moraes, titular da Delegacia do Meio Ambiente, reforçou o alerta à população. “Encerrando aqui com êxito. Que fique o exemplo: animais em vias públicas causam acidentes e mortes. Quem tem animal, precisa prender e cuidar. A responsabilidade é do dono”, disse.
A Operação Porteira Fechada já percorre diversas regiões do Piauí, como parte das ações do Governo do Estado para reduzir acidentes, preservar vidas e reforçar a segurança no trânsito, principalmente nas regiões rurais.
No mês de março, a Associação dos moradores dos povoados Porto do Designo e Centro do Designo realizou uma audiência pública com autoridades governamentais e policiais onde a população foi informada que providências seriam tomadas contra a presença de animais soltos na pista na região.