O governador Rafael Fonteles e o secretário estadual de Segurança Pública, Chico Lucas, lançaram, nesta segunda-feira (24), o Pacto pela Ordem, um conjunto de medidas para intensificar a repressão ao crime organizado e a delitos violentos. A iniciativa prevê maior integração entre os poderes e instituições, com uso de inteligência, alterações legislativas e atuação mais direta dos órgãos de segurança.
O pacto inclui 16 projetos de lei que serão enviados à Assembleia Legislativa, além de medidas administrativas. “O secretário Chico Lucas listou 16 projetos de lei, que serão encaminhados à Assembleia, bem como portarias e decretos para garantir a prisão de criminosos e reduzir os índices de violência, promovendo uma cultura de ordem e paz. A palavra-chave é inteligência e integração para fortalecer a segurança pública”, afirmou Fonteles.
Entre as medidas, estão a intensificação das blitzes e a não apreensão de motocicletas com documentos vencidos. No entanto, haverá o recolhimento de motos usadas na prática do “grau” ou com adulteração nas características – como o uso de cano cadron.