União (PI) – Trabalhadores da empresa DPL Construções Ltda., terceirizada que presta serviços à Equatorial Energia, realizam na manhã desta quinta-feira (12) uma paralisação temporária parcial das atividades. O movimento teve início às 6h e está previsto para seguir até as 12h. A mobilização ocorre em diversos municípios do estado, como União, Teresina, Água Branca, Picos, São Raimundo Nonato dentre outros.
A paralisação acontece em meio às negociações do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2026. De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores (SINTSEP-PI), a decisão foi tomada durante Assembleia Geral realizada no dia 5 de fevereiro, por videoconferência.
Conforme o Ofício nº 007/2026, encaminhado à empresa, os trabalhadores rejeitaram por unanimidade a proposta patronal de reajuste salarial linear de 3,9% e o valor de R$ 450,00 para o vale-alimentação. A categoria mantém a proposta apresentada pelo sindicato, que, segundo o documento, busca a valorização profissional.
Segundo um trabalhador da categoria, a paralisação ocorre devido à reivindicação de reajuste salarial e melhorias no vale-alimentação. Ele afirma que os valores pagos atualmente estariam abaixo dos praticados por outras empresas do setor.
“Atuamos na construção e manutenção de redes, atendimento emergencial, ligação nova, linha viva e plantão. Nosso salário está abaixo em comparação com o de outras empresas”, relatou.
O trabalhador afirmou ainda que, caso não haja acordo nas negociações até o fim da paralisação prevista para as 12h, a categoria poderá deflagrar greve geral por tempo indeterminado.
Em nota, a Equatorial Energia informou que mantém todas as obrigações contratuais rigorosamente em dia com a empresa DPL e que atua conforme a legislação vigente. A concessionária esclareceu que questões relacionadas ao pagamento de salários, encargos trabalhistas e demais obrigações decorrentes da relação de emprego são de responsabilidade da empresa empregadora, conforme previsto na legislação trabalhista e nos instrumentos contratuais firmados.
ASSSISTA: https://youtu.be/YOZSeMZ-ssA?si=_Wf5PwXW3pgZ_JZ6
CONFIRA A NOTA NA ÍNTEGRA
Nota de Esclarecimento
A Equatorial Piauí informa que mantém todas as suas obrigações contratuais rigorosamente em dia com a empresa DPL, atuando em conformidade com a legislação vigente.
A concessionária esclarece que questões relacionadas a pagamentos de salários, encargos trabalhistas e demais obrigações decorrentes da relação de emprego são de responsabilidade da empresa empregadora, conforme previsto na legislação trabalhista e nos instrumentos contratuais firmados.
A Distribuidora destaca, ainda, que conta com um plano de contingência operacional, garantindo a continuidade do atendimento aos clientes e sem qualquer impacto no fornecimento de energia elétrica, mantendo o foco na prestação do serviço público essencial à população.
Assessoria de Imprensa da Equatorial Piauí








