Os candidatos que têm direito à gratuidade no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2026 poderão solicitar a isenção da taxa de inscrição entre os dias 13 e 24 de abril. O pedido deve ser feito exclusivamente pela Página do Participante, no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). 
Têm direito à isenção os estudantes que estejam cursando a 3ª série do ensino médio em escola pública em 2026, além de quem estudou todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola particular, desde que tenha renda familiar por pessoa de até um salário mínimo e meio. Também podem pedir a gratuidade os inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) com cadastro atualizado e os participantes do programa Pé-de-Meia. 
Para fazer a solicitação, o candidato deverá acessar a Página do Participante e informar CPF, data de nascimento, e-mail e telefone. Quem foi beneficiado com a isenção no Enem 2025, mas faltou aos dois dias de prova, precisará apresentar justificativa de ausência no mesmo período, de 13 a 24 de abril. Sem a justificativa aprovada, o estudante não poderá obter a gratuidade novamente. 
O resultado dos pedidos de isenção e das justificativas será divulgado no dia 8 de maio. Caso o pedido seja negado, o participante poderá entrar com recurso entre 11 e 15 de maio. O resultado final dos recursos será publicado em 22 de maio. 
Ainda segundo o Inep, a solicitação de isenção não garante automaticamente a inscrição no exame. Mesmo quem conseguir a gratuidade precisará fazer a inscrição no Enem 2026 quando o período oficial for aberto pelo Ministério da Educação. 











