Connect with us

Blogs

Piauí registra redução de 45,45% de mortes violentas intencionais durante o Carnaval de 2024

Redação

A Secretaria de Estado da Segurança Pública, por meio do Núcleo Central de Estatísticas e Análise Criminal da Secretaria Estadual de Segurança Pública (Nuceac), apontou redução nos números de Mortes Violentas Intencionais (MIVs) e de mortes no trânsito em todo o Piauí, durante o período do Carnaval. Este ano foram registradas seis mortes violentas intencionais, enquanto em 2023 foram 11 casos durante as festividades carnavalescas, o que representa uma redução de 45,45% nos MVIs.

Segundo dados da Polícia Militar, a Operação Carnaval Seguro 2024 registrou uma queda de 59,43% no número de roubos em geral, com 71 casos contabilizados, contra 175 roubos registrados no ano passado. Já nos casos de furto, em geral, houve uma redução de 44,37%, com 163 casos neste ano. Em 2023, o número chegou a 293 casos.

Ainda entre os dias 9 e 14 de fevereiro, a Polícia Militar realizou a apreensão de 11 armas de fogo e 365 gramas de entorpecentes. Além disso, 76 TCOs foram confeccionados, 71 pessoas foram presas em flagrante, 3 menores foram apreendidos e 4 mandados foram cumpridos, além de 27 veículos recuperados. Além disso, houve a queda de 60% nos registros de importunação sexual, com dois casos no Carnaval deste ano. Em 2023, foram 5 situações.

“Tivemos aumento na apreensão do número de armas e drogas; diminuição do roubo, de um modo geral, em quase 60%, e diminuição no furto na casa de 45%. Então, são números positivos que a gente vem demonstrar e dizer que estamos no caminho certo”, destaca o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Scheiwann Lopes.

No que diz respeito ao trânsito, em 2023, foram registradas 12 vítimas fatais, enquanto no Carnaval deste ano esse número caiu para sete vítimas fatais, representando uma redução de 41,6% nas mortes. O indicador de morte no trânsito engloba as ocorrências de homicídio culposo no trânsito, morte no trânsito e acidente com vítima fatal provocado pela própria vítima, registradas entre os dias 10 e 13 de fevereiro de 2024. Contudo, o número de pessoas conduzidas por embriaguez ao volante aumentou em relação ao ano anterior, passando de 22 conduzidos em 2023 para 38 conduzidos em 2024.

Para o comandante-geral da Polícia Militar do Piauí, coronel Scheiwann Lopes, a redução significativa é resultado da integração e atuação intensificada das Forças de Segurança em todo o estado.

“Durante a Operação Carnaval, as forças integradas de segurança estiveram presentes nos 224 municípios do nosso território piauiense, especificamente com reforços nas cidades com maior fluxo de pessoas. Estamos satisfeitos com o balanço geral inicial, que mostra uma redução no número de mortes violentas intencionais, bem como nos casos de mortes no trânsito. Isso reflete um trabalho eficiente, eficaz e integrado das forças de segurança, visando proporcionar paz e tranquilidade a todos os piauienses e visitantes durante o Carnaval”, afirmou o comandante-geral da PM-PI.

Já o diretor de Operações de Trânsito da SSP, Fernando Aragão, aponta que a redução no número de vítimas fatais em acidentes de trânsito também foi decorrente das ações policiais realizadas em todo o estado.

“Tivemos números bastante positivos em relação à violência no trânsito. Este ano intensificamos ações integradas por todo o estado no período pré e durante o Carnaval, com o objetivo de salvar vidas e diminuir o número de vítimas. Houve uma redução no número de óbitos, mostrando que a população piauiense tem entendido a importância do respeito às leis de trânsito,” afirmou o diretor.

 

Fonte: Governo do Estado do Pìauí

 

Notícias Destaques

Facebook

Polícia

PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM

Destaques4 dias atrás

IPTU 2024 de União tem desconto de 10% na conta única até o dia 31 de maio

O IPTU 2024 de União tem desconto de 10% na cota única até o dia 31 de maio. O objetivo...

Destaques4 dias atrás

Eleições 2024: prazo para troca de local de votação termina em 8 de maio

Processo pode ser feito inteiramente online, através da plataforma Título Net, do TSE.

Destaques5 dias atrás

Prefeitura de Lagoa Alegre divulga Concurso Público com 68 vagas

A Prefeitura de Lagoa Alegre anuncia a realização de um novo Concurso Público, com o objetivo de preencher 68 para profissionais...

Miguel Alves5 dias atrás

Polícia Federal investiga fraudes em licitações em Miguel Alves

A Polícia Federal, com o apoio técnico e operacional da Controladoria-Geral da União (CGU), deflagrou, nesta sexta-feira (19/4), a Operação...

Destaques5 dias atrás

Segunda revisão gratuita para inscritos no Concurso Público Nacional Unificado acontece neste domingo (21)

No Piauí, mais de 50 mil aspirantes a cargos públicos terão uma ferramenta valiosa na preparação para o Concurso Público...

Geral6 dias atrás

Benefício da Tarifa Social de Energia Elétrica é garantido para pessoas com autismo

O “Abril Azul” foi estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) como uma forma de conscientizar e dar visibilidade ao...

Destaques6 dias atrás

Cartório de União passará a emitir documento digital para quem quer ser doador de órgãos

Os cartórios do Piauí estão emitindo, a partir dessa semana, um documento eletrônico que permite a oficialização da vontade das...

Geral6 dias atrás

Atacadão Lays, agora, faz parte do Grupo Passarinho

O Atacadão Lays, o maior e mais espaçoso no ramo de supermercado em União, agora, pertence ao Grupo Passarinho. O...

Destaques6 dias atrás

Piauí registra sexta morte por dengue

A Secretaria Estadual de Saúde, a Sesapi, informou, através do seu painel temático sobre a doença, que o Piauí registrou...

Miguel Alves7 dias atrás

Moradores reclamam de rua sem iluminação pública no Centro do Designo

Cerca de vinte famílias que vivem na Rua das Capoeiras, na localidade Centro do Designo, zona rural de Miguel Alves,...

PUBLICIDADE

clique união

PUBLICIDADE

Mais Acessadas