DESVIO DE RECURSOS

Polícia Federal deflagra Operação Terceiro Ato, em Miguel Alves

A Controladoria Geral da União investiga desvios de verbas da merenda escolar….

Reportagem Clique União

Compartilhe!

WhatsApp Image 2025-05-15 at 09.07.05 (1)

A Polícia Federal, com o apoio da Controladoria Geral da União no Piauí – CGU/PI, deflagrou, nesta quinta-feira 15/5, a Operação Terceiro Ato para apurar desvios de recursos federais do Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE, destinados à compra de gêneros alimentícios e ao fornecimento de merenda escolar no município de Miguel Alves/PI.

Foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão, expedidos pela 3ª Vara Federal Criminal da Seção Judiciária do Piauí, com apoio de auditores da CGU e equipes de policiais federais. O juízo determinou ainda o sequestro de bens e valores dos investigados no valor aproximado de R$ 1,8 milhão.

A investigação teve início após denúncias indicarem irregularidades em um pregão voltado à contratação de empresa para fornecimento de alimentos à Secretaria Municipal de Educação. Apurações identificaram indícios de fraude à licitação, tais como superfaturamento e direcionamento do processo licitatório para favorecer a empresa contratada.

Também foram constatadas ligações empresariais entre os envolvidos, sugerindo atuação coordenada para beneficiar a fornecedora. O esquema envolveria ainda a criação de uma nova pessoa jurídica por empresa já investigada em operações anteriores, com o objetivo de continuar participando de contratações públicas. Entre os suspeitos está um agente público que exercia função de assessor jurídico do município à época dos fatos.

Durante as buscas, foram apreendidos aparelhos eletroeletrônicos, veículos e dinheiro em espécie.

Os investigados podem responder pelos crimes corrupção ativa e passiva, peculato, frustração de caráter competitivo de licitação, associação criminosa e lavagem de dinheiro.

O objetivo da ação de hoje é interromper a prática criminosa, a coleta de novos elementos para auxiliar a investigação, identificar outros servidores públicos ou particulares envolvidos no esquema, bem como recuperar bens e ativos adquiridos com os recursos desviados do PNAE.

Ao Clique União, a Prefeitura de Miguel Alves informou que, no momento, não irá se pronunciar sobre o caso.

Compartilhe!

Veja também
WhatsApp Image 2025-05-15 at 15.45.41 (1)

Operação Porteira Fechada

Donos de animais soltos nas estradas são conduzidos pela Operação Porteira Fechada para prestarem esclarecimentos…
IMG_5911

Radiocomunicação

A nova tecnologia permite uma comunicação direta e em tempo real entre as viaturas…
IMG_5898

Gastronomia

Para participar, é necessário ter a partir de 18 anos de idade…
WhatsApp Image 2025-05-13 at 16.38.33 (1)

PROCURA-SE

Antônio Filho foi visto pela última vez no final da manhã do último domingo, dia…
WhatsApp Image 2025-05-12 at 18.18.16

superlotação

A empresa Arêa Leão reafirmou que possui veículos suficiente para atender à demanda de União,…
cnh_mcajr_0112203400

Piauí

Programa vai permitir a obtenção gratuita da Permissão para Dirigir (PPD) Categoria A para estudantes…
Matérias relacionadas
WhatsApp Image 2025-05-15 at 15.45.41 (1)

Operação Porteira Fechada

Donos de animais soltos nas estradas são conduzidos pela Operação Porteira Fechada para prestarem esclarecimentos…
IMG_6004

Inscrição Gratuita

No próximo dia 23 de maio…
cc8a57ef-f45b-4817-97fd-c93cbc1e3796

Caso atualizado

Jovem estava desaparecido desde a segunda-feira (12)…
hospital de união

Comunicado

Novas informações constam no terceiro aditivo do Edital Nº 002/2025…
WhatsApp Image 2025-05-14 at 14.59.03 (1)

PROCURA-SE

José Berg já havia se ausentado de casa em outras ocasiões, mas nunca por tanto…
IMG_5911

Radiocomunicação

A nova tecnologia permite uma comunicação direta e em tempo real entre as viaturas…