Polícia Federal investiga fraudes em licitações em Miguel Alves

Reportagem Clique União

ACESSIBILIDADE:

Compartilhe!

IMG-20240419-WA0023

A Polícia Federal, com o apoio técnico e operacional da Controladoria-Geral da União (CGU), deflagrou, nesta sexta-feira (19/4), a Operação 45 Graus, com o objetivo de desarticular associação criminosa voltada para prática de corrupção, lavagem de dinheiro e fraudes à licitação.

Policiais Federais e agentes da CGU cumprem 15 mandados de busca e apreensão, sendo 12 no município de Miguel Alves/PI e três na capital Teresina. Todos os mandados foram expedidos pela 1ª Vara Federal da Seção Judiciária do Estado do Piauí. A Justiça Federal determinou ainda o sequestro de bens e valores na ordem de R$ 1 milhão.

As investigações, conduzidas pela Delegacia da PF em Parnaíba/PI, iniciaram-se após auditoria técnica da CGU, que apontou diversos indícios de fraude em procedimento licitatório, realizado pelo Município de Miguel Alves para contratação de empresas prestadora de serviços de manutenção e limpeza de ar-condicionado.

Os elementos colhidos com as investigações comprovam ainda o depósito de verba em contas de interpostas pessoas (“laranjas”), na tentativa de conferir uma aparência lícita ao procedimento ilegal adotado. Há indícios de participação de servidores públicos municipais mediante corrupção no esquema.

Os investigados poderão responder pelos crimes de frustração do caráter competitivo de licitação, corrupção ativa e passiva, lavagem de dinheiro, associação criminosa, além de outros delitos que possam surgir no curso das investigações.

Matéria atualizada em 19.04.2024 às 21:47

A Prefeitura de Miguel Alves divulgou, nesta noite de sexta-feira, uma Nota em relação à Operação da Polícia Federal ocorrida no dia de hoje (19/04). A gestão municipal lamentou a Operação, disse que confia na imparcialidade das instituições e que está contribuindo para que tudo seja esclarecido.

No início da manhã desta sexta-feira,19, o Município de Miguel Alves foi alvo da Operação 45 Graus, da Polícia Federal, que apura fraudes em licitações.

Confira a Nota na íntegra:

Fonte: ASCOM PF

Compartilhe!

Veja também
photo-output

Investigação

Na saída de Miguel Alves para União…
photo-output

Procura-se

Carlos Hernandes faz uso de medicação controlada…
WhatsApp Image 2026-06-29 at 08.44.13

TRÂNSITO

Matéria atualizada às 10:10…
6a08c0248803e-miguel-alves-1

Prestação de Contas

Audiência de prestação de contas sobre a educação em Miguel Alves…
IMG_7107

tragédia

Última atualização em 15.06.26 09:37…
IMG_4443

Indicadores sociais e ambientais

Município aparece entre os dez piores desempenhos do estado no levantamento…
Matérias relacionadas
IMG_7652

Concurso

União e Miguel Alves estão entre os municípios contemplados…
IMG_5910

Educação Municipal

A Unidade conta com 14 salas, berçários, refeitório e climatização com energia solar….
IMG_1762

Conscientização ambiental

Ações desenvolvidas ao longo da semana reforçaram a importância da educação ambiental e do contato…
IMG_4569

Enem 2026

Candidatos devem confirmar participação até 5 de junho; provas serão aplicadas em novembro…
9e676d82-8efe-490a-97c5-310735079110

Vítima estava internada

Acidente aconteceu no último domingo (31), na Avenida 7 de Setembro….
IMG_5344

Clique Cultura

Artistas e grupos musicais podem se inscrever até o dia 9 de junho por meio…