Connect with us

Destaques

Polícia Militar de União passará a utilizar Sistema Digital PMPI Mobile para agilizar atendimento de ocorrências

Os tablets irão permitir que o policial militar faça o atendimento de determinadas ocorrências na própria viatura, sem a necessidade de levar para o Distrito.

Publicado

em

Aconteceu, na manhã de hoje (19), o lançamento do Sistema PMPI Mobile para agilizar o trabalho da Polícia Militar, na cidade de União. Na ocasião, foi realizada a entrega de três tablets para os policiais militares do município.

Lindomar Castilho, Comandante da PM do Piauí, esteve em União e explicou como funciona esse sistema. “É moderno e inovador. Esse sistema vem de Santa Catarina e Rondônia e nesses lugares têm sido um sucesso. Os tablets irão permitir que o policial militar faça o atendimento de ocorrências, sem a necessidade de levar para o Distrito, na própria viatura”, explicou.

Ele disse, ainda que, dependendo da natureza da ocorrência, o policial já faz o registro na própria viatura e a parte envolvida já sai do local do delito, sob intimação. “É algo importante para a segurança no Estado do Piauí. Aqui no Piauí, já vêm sendo utilizado na capital Teresina e União é o quarto município a receber a tecnologia. Iremos levar para todo o interior do Estado. A meta é, até meados do próximo ano, o Piauí estar 100% integrado neste sistema”.

O Comandante garantiu que a população de União irá perceber a diferença de atendimento na segurança com a implantação do projeto, até meados do próximo ano. “Com esse sistema, os policiais não precisarão sair de sua cidade para registrar ocorrências. Eles permanecem no município sem deixar o patrulhamento da comunidade; por isso acreditamos que será um divisor de águas no Piauí”.

Ainda segundo Lindomar, o sistema é de simples manuseio, mas por ser algo novo, estão capacitando e treinando os PMs para utilizarem a ferramenta, que permite, ainda, filmar vídeos e gravar áudios para os relatórios das ocorrências. Em casos de natureza criminal mais simples, os policiais poderão fazer o registro ou intimação e liberarem os indivíduos infratores; como por exemplo, em situações de pertubação por meio de carros de som, discussão de trânsito, bebedeira etc.

Entenda o Sistema PMPI Mobile

“O PMPI Mobile será utilizado para modernizar os despachos de viaturas. O sistema funciona online, offline e possui ferramenta de localização por meio de georreferenciamento que irá facilitar o trabalho do PM que está na rua”, explicou o comandante do Policiamento Especializado da PM-PI, coronel Sousa Filho.

“O policial terá condições de atender a pessoa na própria viatura, durante o atendimento de uma ocorrência, onde o PM poderá fazer no próprio local um TCO, sem que seja necessário o deslocamento para um distrito. Nesse momento, começamos a analisar essa ocorrência e teremos um trabalho mais efetivo da PM na rua com essa ferramenta direta para o policial que faz a abordagem na rua. Esse é o ponta pé para trabalharmos todo o Sistema de Gestão de Risco. Vamos criar possibilidade para que o banco de dados de vários órgãos importantes para segurança conversem entre si e os dados estejam disponíveis na palma da mão do Policial”, é o que explica o secretário de Estado da Segurança Pública, Fábio Abreu.

PUBLICIDADE

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook

Notícias Destaques

Polícia

Mais Acessadas