A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) prorrogou, até o dia 14 de novembro, a portaria que proíbe o uso do fogo em todo o território piauiense. A medida foi mantida por causa da estiagem prolongada e das previsões de chuvas abaixo da média para o período.
Com a prorrogação, qualquer tipo de queimada continua proibida, seja em área urbana ou rural. A decisão foi tomada a partir de uma nova análise da Sala de Situação da Semarh, que monitora as condições climáticas no estado.
O órgão ambiental alerta que o risco de incêndios ainda é alto, principalmente no sudoeste do Piauí, região que concentra a maior parte dos focos de calor.
Desde janeiro, foram contabilizados mais de sete mil focos de calor no estado — número semelhante ao de 2024, mas com menor intensidade dos incêndios.










