O prazo para solicitar a isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2026 foi prorrogado até o dia 30 de abril. A informação foi divulgada pelo Ministério da Educação (MEC), ampliando o período para que estudantes que atendem aos critérios possam garantir o benefício.
O pedido deve ser feito exclusivamente pela Página do Participante, utilizando o login único do Gov.br. A isenção é destinada, principalmente, a candidatos de baixa renda, estudantes da rede pública e inscritos em programas sociais do governo federal.
Mesmo com a solicitação de isenção, o participante deverá realizar a inscrição no Enem posteriormente, em período que ainda será divulgado no edital oficial do exame. Ou seja, a aprovação do pedido não garante automaticamente a participação na prova.
De acordo com o cronograma, o resultado das solicitações de isenção será divulgado no dia 13 de maio. Os candidatos devem acompanhar as informações pelos canais oficiais para não perder prazos e orientações importantes.
O Enem é a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil, sendo utilizado em programas como Sisu, Prouni e Fies. Por isso, o acompanhamento das etapas do exame é essencial para quem deseja ingressar na universidade.











