Eleições 2026

Primeira mudança na disputa pelo Governo do Piauí: Ravenna Castro troca candidatura pelo Senado

Com a mudança, número de pré-candidatos ao Governo cai para 13, enquanto a disputa pelas duas vagas ao Senado ganha mais um nome….

Reportagem Clique União

ACESSIBILIDADE:

Compartilhe!

IMG_7411

Faltando 100 dias para o primeiro turno das eleições de 2026, marcado para 4 de outubro, o cenário político no Piauí registrou sua primeira mudança na disputa pelo Governo do Estado. A advogada Ravenna Castro (Democrata) anunciou a retirada de sua pré-candidatura ao Palácio de Karnak e confirmou que disputará uma das duas vagas ao Senado Federal.

A decisão reduz de 14 para 13 o número de pré-candidatos ao Governo do Piauí. Ravenna havia lançado sua pré-candidatura ao Executivo estadual há pouco mais de dois meses, mas informou, por meio das redes sociais, a mudança de estratégia política.

Na chapa ao Senado, a assistente social e vice-presidente da Associação dos Cadeirantes de Teresina (Ascamte), Angela Teixeira, será a primeira suplente. Já o missionário Evandro Marques ocupará a segunda suplência.

Pré-candidatos ao Governo do Piauí

Com a saída de Ravenna Castro, seguem na disputa pelo Governo do Estado:

  • Rafael Fonteles (PT)
  • Joel Rodrigues (Progressistas)
  • Toni Rodrigues (PL)
  • Mainha (Podemos)
  • Lúcia Santos (PSDB)
  • Jesus Rodrigues (Cidadania)
  • Elizeu Aguiar (Novo)
  • Geraldo Carvalho (PSTU)
  • Francisco Jurity (DC)
  • Gisvaldo Oliveira (PSOL)
  • Gustavo Henrique (Avante)
  • Lourdes Melo (PCO)
  • Santiago Belizário (UP)

Disputa pelo Senado

A corrida pelas duas vagas ao Senado passa a contar com mais um nome. Até o momento, os pré-candidatos são:

  • Antônio Barros (Novo)
  • Ciro Nogueira (PP)
  • Dionísio Carvalho (DC)
  • Dr. Pessoa (Podemos)
  • Francinaldo Leão (PSOL)
  • Jorge Lopes (PSDB)
  • Júlio César (PSD)
  • Evandro Marques (DC)
  • Ravenna Castro (Democrata)
  • Marcelo Castro (MDB)
  • Pedro Laurentino (UP)
  • Tiago Junqueira (PL)
  • Kátia Picolé (Agir)
  • Antônio José Lira (Avante)
  • Pastor Sena (Avante)
  • José Freire (Avante)

Calendário eleitoral

As convenções partidárias poderão ser realizadas até o dia 15 de agosto, prazo para definição oficial das candidaturas. Já a propaganda eleitoral terá início em 16 de agosto.

De acordo com a Justiça Eleitoral, o Piauí possui 2.709.740 eleitores aptos a votar nas eleições de 2026. Teresina segue como o maior colégio eleitoral do estado, com 592.642 eleitores.

O primeiro turno das eleições será realizado em 4 de outubro. Caso nenhum candidato ao Governo alcance a maioria absoluta dos votos válidos, o segundo turno está previsto para 25 de outubro.

As informações são do Portal O Dia.

Compartilhe!

Veja também
IMG_4373

Suspeito confessou o crime

Fernanda Silva Cardoso, de 26 anos, foi morta com um tiro de espingarda na noite…
IMG_4364

Veja o que muda

Pacote reúne cinco medidas para pequenos negócios, incluindo renegociação de dívidas com bancos e mudanças…
IMG_4348

Projeto de Lei Orçamentária Anual

Veja quanto cada secretaria deve receber…
IMG_4345

Catolicismo

Imagem foi encontrada por pescadores no Rio Paraíba do Sul, em 1717, e a devoção…
1dd126a8-7997-4bde-b410-bfbee83cf370

Oportunidade

Opções incluem dois imóveis prontos para morar e dois terrenos para construção, com possibilidade de…
ifpi

Educação

Inscrições serão realizadas de 13 de outubro a 9 de novembro, com oportunidades em 23…
Matérias relacionadas
IMG_4373

Suspeito confessou o crime

Fernanda Silva Cardoso, de 26 anos, foi morta com um tiro de espingarda na noite…
64569a49-5aca-404d-9ab2-b3b9a3e4965c

Problema resolvido!

Na semana passada, o Clique União repercutiu a reclamação de uma mãe que relatou que…
IMG_4364

Veja o que muda

Pacote reúne cinco medidas para pequenos negócios, incluindo renegociação de dívidas com bancos e mudanças…
WhatsApp Image 2026-10-12 at 15.00.55

OUTUBRO ROSA

Atendimentos e atividades educativas estão sendo realizados nas Unidades Básicas de Saúde, relata o Município…
Viatura IML PI - Foto: Paula Monize

Suspeito preso

A vítima teve morte imediata; o suspeito foi preso….
IMG_4348

Projeto de Lei Orçamentária Anual

Veja quanto cada secretaria deve receber…