Principais restrições do calendário eleitoral começam em julho

Reportagem Clique União

ACESSIBILIDADE:

Compartilhe!

IMG_2170

A partir deste mês, começam a valer as principais restrições previstas no calendário eleitoral para impedir o uso da máquina pública a favor de candidatos às eleições municipais de outubro. As vedações estão previstas na Lei das Eleições (Lei 9.504/1997).

No dia 6 de julho, três meses antes do pleito, começam as restrições para contratação e demissão de servidores públicos. A partir do dia 20, os partidos podem realizar suas convenções internas para a escolha dos candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereadores.

O primeiro turno das eleições será no dia 6 de outubro. O segundo turno da disputa poderá ser realizado em 27 de outubro nos municípios com mais de 200 mil eleitores, nos quais nenhum dos candidatos à prefeitura atingiu mais da metade dos votos válidos, excluídos os brancos e nulos, no primeiro turno.

Confira as principais restrições

6 de julho 

Nomeação de servidores – a partir do próximo sábado (6), três meses antes do pleito, os agentes públicos não podem nomear, contratar e demitir por justa causa servidores públicos. A lei abre exceção para nomeação e exoneração de pessoas que exercem função comissionada e a contratação de natureza emergencial para garantir o funcionamento de serviços públicos essenciais.

Concursos  – A nomeação de servidores só pode ocorrer se o resultado do concurso foi homologado até 6 de julho.

Verbas  – Os agentes públicos também estão proibidos de fazer transferência voluntária de recursos do governo federal aos estados e municípios. O dinheiro só pode ser enviado para obras que já estão em andamento ou para atender situações de calamidade pública.

Publicidade estatal – A autorização para realização de publicidade institucional de programas de governo também está proibida. Pronunciamentos oficiais em cadeia de rádio e televisão e a divulgação de nomes de candidatos em sites oficiais também estão vedados e só podem ocorrer com autorização da Justiça Eleitoral.

Inauguração de obras – Também fica proibida a participação de candidatos em inaugurações de obras públicas.

20 de julho

Convenções – A partir do dia 20 de julho, os partidos políticos e as federações poderão escolher seus candidatos para os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador. O prazo para realização das convenções termina em 5 de agosto.

Gastos de campanha – Na mesma data, o TSE divulgará o limite de gastos de campanha para os cargos que estarão em disputa.

Direito de resposta – Também começa a valer a possiblidade de candidatos e partidos pedirem direito de resposta contra reportagens, comentários e postagens que considerarem ofensivas na imprensa e nas redes sociais.

Fonte: Agência Brasil

Compartilhe!

Veja também
d557a32e-6867-4c7d-b008-f4038c825357
Confira os confrontos!…
IMG_3822

Eleições 2026

Campanha entra na reta final; atividades de rua são permitidas até as 22h de sábado…
49f6c4b0-abc3-4290-9e51-a446aac8fb60

Educação

Programação reúne estudantes das equipes Alumará e Lumyêh em atividades de conhecimento…
WhatsApp Image 2026-10-02 at 08.52.15

ENERGIA

Moradores relatam rachaduras e inclinação em pelo menos três postes da rede elétrica…
IMG_3811

Nova Unidade

Espaço está localizado na Rua Tomaz Gonçalves, ao lado do Cartório de Registros…
ff9119b4-6155-4d9e-af57-a944496f138e

Eleições 2026

Reforço no efetivo será empregado durante o primeiro turno, neste domingo (4)…
Matérias relacionadas
IMG_3822

Eleições 2026

Campanha entra na reta final; atividades de rua são permitidas até as 22h de sábado…
IMG_3559

Vídeo!

Fiscalização encontrou falhas na esterilização, estrutura e segurança dos profissionais….
IMG_3317

Caixa Econômica

Tribunal determinou retorno dos funcionários, compensação dos dias parados e reajuste salarial com ganho real…
IMG_3523

Alteração

Nova portaria da SSP-PI reduz período de restrição…
Aproximadamente 40 milhões de pessoas podem receber parte do dinheiro esquecido. (Imagem: Getty Images)

Desenrola Adimplentes

Programa voltado a trabalhadores informais com dívidas em dia ou com atraso inferior a 90…

IMG_3214

2.740 vagas

Inscrições seguem até 19 de outubro e a prova será realizada em 29 de novembro…
ÚLTIMAS
Criado a 1 hora atrás
Criado a 8 horas atrás
Criado a 20 horas atrás
Criado a 1 dia atrás