Alerta!

Procon/MPPI recomenda medidas de controle na venda de bebidas alcoólicas após casos de intoxicação por metanol no Brasil

Risco de intoxicação por metanol em bebidas alcoólicas adulteradas — substância altamente tóxica e potencialmente letal….

Reportagem Clique União

ACESSIBILIDADE:

Compartilhe!

IMG_8469

O Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI), por meio do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/MPPI), emitiu, nessa segunda-feira (6), uma recomendação com orientações aos setores de eventos, hotelaria e gastronomia sobre a adoção de medidas de controle e rastreabilidade na cadeia de fornecimento de bebidas alcoólicas.

O objetivo é prevenir riscos à saúde e à segurança dos consumidores, diante do alerta emitido pela Secretaria Nacional do Consumidor (SENACON) sobre o grave risco sanitário coletivo causado pela adulteração de bebidas com metanol, substância altamente tóxica e potencialmente letal.

A recomendação foi direcionada à Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel/PI), ao Sindicato Intermunicipal dos Trabalhadores no Comércio Hoteleiro (Sintshogastro/PI) e a outras entidades do setor. O documento estabelece práticas que devem ser adotadas imediatamente pelos estabelecimentos comerciais.

Entre as medidas estão:

  • Aquisição segura: compra apenas de fornecedores com CNPJ ativo e nota fiscal válida.
  • Controle de recebimento: registro detalhado de lotes, datas e fornecedores.
  • Identificação de adulterações: treinamento de equipes para reconhecer sinais suspeitos, como lacres violados, rótulos com erros e odores atípicos.
  • Comunicação imediata: notificação às autoridades em caso de suspeita, incluindo Vigilância Sanitária, Polícia Civil e Procon.
  • Fiscalização conjunta: atuação integrada entre o Procon/MPPI e as Vigilâncias Sanitárias estadual e municipal.

O Procon também reforça que denúncias podem ser enviadas para o e-mail [email protected].

As entidades notificadas têm 15 dias para informar as medidas adotadas. A omissão poderá resultar em medidas judiciais e extrajudiciais.

A recomendação foi assinada pelo promotor de Justiça Nivaldo Ribeiro, coordenador geral do Procon/MPPI.

Casos suspeitos no Piauí

A Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) informou que está investigando dois casos suspeitos de intoxicação por metanol registrados em Parnaíba. Os pacientes foram atendidos no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (Heda), receberam cuidados médicos e já tiveram alta hospitalar.

As circunstâncias dos casos estão sendo apuradas pela Polícia Civil em conjunto com as autoridades de saúde.

A Sesapi alerta para que a população evite consumir bebidas alcoólicas de origem duvidosa, reforçando o risco de produtos adulterados com metanol. Os sintomas podem surgir entre 6 e 24 horas após o consumo, incluindo desconforto gástrico, embriaguez atípica e alterações visuais.

Situação no Brasil

De acordo com o Ministério da Saúde, o país já soma 17 casos confirmados de intoxicação por metanol e 217 notificações relacionadas a bebidas adulteradas, sendo a maioria registrada no estado de São Paulo.

Compartilhe!

Veja também
IMG_3012

Eleições 2026

Levantamento divulgado nesta quinta-feira (17) ouviu 826 eleitores e apresenta intenções de voto para os…
OIP (1)

Ministério do Planejamento

Atualização do valor repõe inflação até o mês de agosto. Impacto será de R$ 5,8…
IMG_0677

UNIÃO 173 ANOS

Material especial conta a superação de Arthur Miguel que venceu o câncer…
IMG_2992

União: 173 anos

O Clique foi conhecer um pouco mais da trajetória desse personagem que já faz parte…
WhatsApp Image 2026-09-17 at 10.03.05

POLÍTICA

Aplicativo permite consultar local de votação e justificar ausência…
IMG_2965

20 a 22 de setembro

Atendimento será realizado na Praça Barão de Gurguéia; tutores devem fazer agendamento prévio…
Matérias relacionadas
IMG_3057

Teatro

Espetáculo do Coletivo Piauhy Estúdio das Artes teve primeira apresentação nesta quinta-feira (17), no Teatro…
IMG_2992

União: 173 anos

O Clique foi conhecer um pouco mais da trajetória desse personagem que já faz parte…
8bcc4947-cd52-4f3d-9426-8b9c8bdfad2c

Solidariedade

“Chiquim” sofreu fraturas no fêmur e no punho e precisa de ajuda durante a recuperação….
IMG_2367

Tragédia

Marcos Aurélio Nascimento Cunha, de 6 anos, foi atingido por um disparo de espingarda bate-bucha…
IMG_1895

Queda de 70%

Os números apresentados nesta matéria foram divulgados pela própria Guarda Civil Municipal…
912806a9-2465-451a-b3ae-e3533f4795ff

Identidade Cultural

Selecionados por meio de edital da Política Nacional Aldir Blanc…