Bolsa-Aluno

Programa estadual pode pagar auxílio a estudantes inscritos no CadÚnico

Projeto sugere apoio financeiro para manter alunos na escola no Piauí…

Reportagem Clique União

ACESSIBILIDADE:

Compartilhe!

IMG_0453

Um Indicativo de Projeto de Lei apresentado na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) propõe a criação do Programa Bolsa-Aluno, iniciativa estadual que prevê o pagamento de auxílio financeiro mensal a estudantes da rede pública em situação de vulnerabilidade socioeconômica. A proposta é semelhante ao programa Pé-de-Meia, do Governo Federal, mas com uma diferença importante: inclui também alunos do ensino fundamental.

O indicativo é de autoria do deputado estadual Aldo Gil (Progressistas). De acordo com o texto, o valor da Bolsa-Aluno será definido pelo Poder Executivo, conforme a disponibilidade orçamentária do Estado, garantindo condições mínimas para que os estudantes permaneçam na escola.

O principal objetivo do programa é reduzir a evasão escolar, incentivar a permanência e melhorar o rendimento dos alunos, além de oferecer apoio às famílias em situação de pobreza ou extrema pobreza no Piauí.

Para ter direito ao benefício, o estudante deverá:

  • Estar matriculado na rede pública estadual, no ensino fundamental ou médio;
  • Comprovar situação de vulnerabilidade por meio de inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico);
  • Manter frequência escolar mínima de 85%;
  • Estar em dia com as avaliações e demais critérios que ainda serão definidos pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

Segundo Aldo Gil, a proposta busca enfrentar uma realidade preocupante no estado. “Milhares de jovens e adolescentes abandonam os estudos para trabalhar informalmente e contribuir com a renda familiar. Em outros casos, a falta de transporte, alimentação adequada ou condições mínimas em casa para estudo inviabiliza a permanência na escola”, afirmou o parlamentar.

O Indicativo de Projeto de Lei ainda será analisado pelas comissões técnicas da Alepi. Se aprovado em plenário, será encaminhado ao governador Rafael Fonteles (PT), que poderá acatar a sugestão e transformá-la em Projeto de Lei do Executivo ou devolvê-la ao Legislativo. Esse procedimento ocorre porque indicativos não podem criar despesas diretamente, funcionando como uma sugestão formal ao Executivo, responsável por projetos que geram impacto orçamentário.

Informações: Portal O Dia

Adaptação: Redação Clique União

Compartilhe!

Veja também
IMG_7190

Segurança

Medida passa a valer em etapas e busca reforçar a segurança na concessão de benefícios…
WhatsApp Image 2026-06-23 at 10.43.06

CONCURSOS

É necessário curso superior e CNH…
IMG_7178

No Ginásio O Pindungão

Consumidores poderão aproveitar dois dias de ofertas especiais, com produtos de diversos setores e condições…
WhatsApp Image 2026-06-21 at 20.08.55

VIDA

Campanha do Hemopi busca ampliar o número de doadores voluntários durante um dos períodos mais…
5eacce8c-1076-4bdc-9daf-0a39fecbcad0

Veículo furtado

O veículo estava estacionado em frente a uma igreja…
Matérias relacionadas
IMG_5910

Educação Municipal

A Unidade conta com 14 salas, berçários, refeitório e climatização com energia solar….
IMG_1762

Conscientização ambiental

Ações desenvolvidas ao longo da semana reforçaram a importância da educação ambiental e do contato…
IMG_4569

Enem 2026

Candidatos devem confirmar participação até 5 de junho; provas serão aplicadas em novembro…
9e676d82-8efe-490a-97c5-310735079110

Vítima estava internada

Acidente aconteceu no último domingo (31), na Avenida 7 de Setembro….
IMG_5344

Clique Cultura

Artistas e grupos musicais podem se inscrever até o dia 9 de junho por meio…
36fb35c0-ca8b-4151-be10-7dba1e2dc591

Matéria em colaboração

Uso seguro de itens decorativos e instalações elétricas é fundamental para aproveitar o período de…