Meio Ambiente

Proibição de queimadas entra em vigor no Piauí a partir desta sexta (15)

Determinação da Semarh tem validade de um mês, podendo ser prorrogada por mais trinta dias…

Reportagem Clique União

ACESSIBILIDADE:

Compartilhe!

IMG_3387

A partir desta sexta-feira (15), está proibida qualquer queimada em todo o território piauiense. A determinação da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) tem prazo de validade de um mês, podendo ser prorrogado por mais trinta dias, e inclui todas as formas de uso do fogo, mesmo as previamente autorizadas, em atividades agropastoris, florestais, limpeza de áreas e manejo de resíduos.

A decisão vem em um momento crítico para o estado: o Piauí enfrenta a pior seca dos últimos cinco anos, com rios e açudes em níveis historicamente baixos e umidade do ar reduzida. As altas temperaturas e ventos fortes ampliam o risco de incêndios, que se alastram rapidamente e são difíceis de controlar.

Nos últimos meses, focos de queimadas registrados em diferentes regiões saíram do controle, consumindo áreas de preservação e colocando comunidades em risco. Além dos danos irreversíveis à fauna e à flora, esses incêndios comprometem a qualidade do ar, provocam problemas respiratórios na população e deixam prejuízos econômicos para produtores rurais.

Segundo a Semarh, a proibição é uma medida preventiva para evitar que o cenário piore durante o período de estiagem. As únicas exceções são para a queima de canaviais em unidades agroindustriais e para ações de capacitação técnica em prevenção e combate a incêndios, sempre com autorização prévia do órgão.

O secretário do Meio Ambiente, Feliphe Araújo, reforça que a fiscalização será intensificada e que equipes estão de prontidão para agir. “Essa proibição é uma medida preventiva essencial. O Piauí vive um momento de alerta máximo, e nossa missão é proteger vidas, comunidades e biomas. Não vamos tolerar o uso irregular do fogo e vamos atuar com rigor contra quem desrespeitar a lei”, afirmou o gestor.

Quem descumprir a portaria estará sujeito a multas e demais sanções previstas na legislação ambiental.

Recebemos, nesta semana, a denúncia de uma moradora do Bairro Cruzeiro sobre uma queimada próxima à sua casa. Ela relatou: “Meio dia e estão colocando fogo no quintal. Falei que eu estava com uma bebê aqui. Isso não é hora e é ilegal fazer isso. Tempo está seco, quente e o ser humano ainda faz isso.” A moradora reforçou que a fumaça prejudica e que o fogo pode se alastrar, representando risco à saúde e à segurança.

Informações: Governo do Piauí | edição: Portal Clique União 

 

 

Compartilhe!

Veja também
e792067f-871b-4a51-b63f-68b160efac75

Tradição

Ao lado da Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Remédios…
8d769f42-9773-41ce-b5d3-5046a0ae2c7c

Solução

Empresa orienta moradores a acionarem o atendimento pelo 0800 223 2000…
db2d58d7-7459-4721-8f5a-514d1384e55c

APLICATIVO CNH DO BRASIL

Nova regulamentação prevê processo digital integrado ao Renavam…
4997df1e-5473-4182-91a5-3cd041ee0a7d

Entre Teresina e União

14 pessoas estavam na van…
WhatsApp Image 2026-08-20 at 16.33.52

EDUCAÇÃO

Ao todo, 1.912 estudantes de 183 municípios do Piauí avançaram para esta etapa….
IMG_1586

Mobilização nacional

Movimento ocorre após categoria rejeitar proposta apresentada pelos bancos…
Matérias relacionadas
912806a9-2465-451a-b3ae-e3533f4795ff

Identidade Cultural

Selecionados por meio de edital da Política Nacional Aldir Blanc…
b82058a3-1cc5-4abd-8735-33550ee47ede

Chamamento Público

Os 12 contemplados no Edital José Benício assinam o Termo de Premiação durante cerimônia…
IMG_0085

Economia

Programa do governo federal oferece descontos, juros menores e parcelamento…
IMG_9764

Zona Rural

Trecho que liga as duas localidades…
hospital de união

Uso Obrigatório do Capacete

Segundo levantamento do Hospital Municipal Dr. José da Rocha Furtado…