TECNOLOGIA

Projeto OpenCare 5G leva telemedicina à cidade de Miguel Alves, PI

Já foram realizados mais de 900 exames…

Reportagem Clique União

ACESSIBILIDADE:

Compartilhe!

Imagem: Marcello Casal Jr (Agência Brasil)
Imagem: Marcello Casal Jr (Agência Brasil)

O médico do serviço de métodos gráficos da Beneficência Portuguesa de São Paulo, Marcelo Nishiama, explica que um especialista em São Paulo comandava o equipamento em Miguel Alves a partir de uma tecnologia da Samsung.

“A gente testou uma tecnologia da Samsung, que é o que permite que o especialista de São Paulo comandasse o equipamento em Miguel Alves. Porque qual que é o problema? Eu preciso ter um especialista realizando o exame. Só que em Miguel Alves eu não tinha esse especialista. Lá eu tinha um médico que coletava as imagens, mas sendo orientado pelo meu médico por áudio e vídeo. E o meu médico daqui, com essa tecnologia, ele conseguia comandar o equipamento lá“.

Reportagem: @agencia.brasil

Matéria completa, com versão em áudio, no site https://cliqueuniao.com.br/projeto-opencare-5g-leva-telemedicina-a-area-rural-de-miguel-alves-pi/

Um projeto de pesquisa que usa tecnologia 5G para realizar atendimentos de telemedicina registrou mais de 900 exames feitos em Miguel Alves, no Piauí. O Opencare 5G leva assistência médica especializada a lugares onde o acesso a esses serviços é limitado. Durante a primeira etapa da iniciativa, foram feitos exames cardiológicos, ginecológicos e ultrassonografias em gestantes. O projeto conta com apoio do Ministério das Comunicações e parcerias com o Hospital das Clínicas da USP, o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações, a Beneficência Portuguesa de São Paulo e a empresa Samsung.

O médico do serviço de métodos gráficos da Beneficência Portuguesa de São Paulo, Marcelo Nishiama, explica que um especialista em São Paulo comandava o equipamento em Miguel Alves a partir de uma tecnologia da Samsung.

A gente testou uma tecnologia da Samsung, que é o que permite que o especialista de São Paulo comandasse o equipamento em Miguel Alves. Porque qual que é o problema? Eu preciso ter um especialista realizando o exame. Só que em Miguel Alves eu não tinha esse especialista. Lá eu tinha um médico que coletava as imagens, mas sendo orientado pelo meu médico por áudio e vídeo. E o meu médico daqui, com essa tecnologia, ele conseguia comandar o equipamento lá“.

Felipe Jordan, médico consultor do Hospital das Clínicas da USP, avalia que a telemedicina está sendo um divisor de águas na área da saúde.

Eu acredito que a telemedicina como um todo está sendo um divisor de águas hoje no nosso cenário de saúde, assim como outros setores também. Mas principalmente no setor de diagnósticos e de teleconsultas, a gente está tendo uma grande evolução. E eu acredito que o fator da gente conseguir usar a tecnologia e tecnologias como o 5G especificamente, proporciona que a gente leve acesso a regiões e populações que teoricamente, originalmente, não teriam esse tipo de cuidado“.

A cidade de Miguel Alves foi escolhida para essa primeira etapa do projeto por contar com cerca de 70% dos 30 mil habitantes vivendo em áreas rurais e, por isso, os pacientes tinham que percorrer grandes distâncias para realizar exames e obter diagnósticos. Foram investidos mais de 7 milhões de reais do Fundo para o Desenvolvimento Tecnológico das Telecomunicações para realizar o projeto.

Por Fabiana Sampaio / Marizete Cardoso – Agência Brasil

Compartilhe!

Veja também
IMG_0316

31 de julho

Data chama atenção para a adoção e a guarda responsável de cães sem raça definida….
WhatsApp Image 2026-07-30 at 21.30.57

JUSTIÇA

Eleitor sem cadastro não pode ser impedido de votar…
IMG_0193

Investigação

Veja tudo o que já se sabe sobre o golpe milionário…
FullSizeRender

Eleições 2026

CONTEÚDO PATROCINADO…
IMG_0085

Economia

Programa do governo federal oferece descontos, juros menores e parcelamento…
qtAzzHu8MOPRNBqIcV7oGySTd6UbYfmM4PpHsBIl

Energia Solar

Curso terá carga horária de 160h e visa formar profissionais para instalar e manter sistemas…
Matérias relacionadas
Delegacia de União

Investigação

Violência sexual…
ff54dfb8-2b40-4efa-a88e-ac404e0215ec

Matéria em Colaboração

Equatorial Piauí reforça orientações de segurança…
WhatsApp Image 2026-08-04 at 07.11.15

VACINAÇÃO

Dia D acontece em 22 de agosto…
IMG_9302

Educação

Nova unidade de ensino recebeu investimentos de cerca de R$ 7 milhões com recursos próprios…
IMG_0490

Às 17h30

A live será transmitida ao vivo pelo canal da Justiça Eleitoral no YouTube…
IMG_9169

TRANSPORTES

Saindo de Teresina mais cedo…