Projeto “vozes que ecoam” leva cultura e informação através de audiodocumentários

Reportagem Clique União

Compartilhe!

4843F9EB-4B45-45BE-AA72-3C53B283E055

O projeto cultural “Vozes Que Ecoam”, do produtor Ramon Barros vai realizar uma serie de audiodocumentários que permitirá a população o acesso à informação e cultura local, estimulando o consumo destas produções. Um dos principais focos do projeto é levar o conhecimento de fatos e histórias que retratam a nossa cidade, mas que são pouco conhecidas ou até mesmo desconhecida por grande parte dos unionenses. Pessoas com deficiência visual, disléxicos, idosos e outros que não possuem condições de acesso ao mundo dos livros, são os grandes beneficiados com o projeto.

Segundo Ramon Barros, a popularidade crescente de audiolivros, ou audiodocumentários coincide com o aumento dos podcasts e mostra uma crescente sede por conteúdo de áudio. Os audiolivros ajudam pessoas a aprenderem palavras e compreenderem a composição que elas formam sem o processo de decodificação das letras. Para alguns, isso também é mais confortável. “Desta forma, faremos com que pessoas que apresentem dificuldade na leitura e não saiba interpretar textos da forma “correta” consigam ser inseridas neste contexto”, afirma o produtor.

O primeiro audiodocumentário da série está previsto para ser lançado ainda neste mês e vai contar os primórdios dos Festejos de São Raimundo Nonato. Vários historiadores, como: Danilo Reis, José Raimundo Sousa e membros da sociedade contam a história do início dos festejos de São Raimundo Nonato, Co padroeiro de União.

Ao todo, 4 audiodocumentários serão produzidos nas mais diversas áreas de conhecimento e cultura local, apresentando características marcantes através da oralidade dos que compõem a narrativa. O projeto conta com a ajuda de entidades como a Equatorial Piauí, através do SIEC, Secretaria de Estado da Cultura e do Governo do Piauí. “Além destes parceiros também contamos com a importantíssima colaboração do historiador Danilo Reis, peça fundamental no desenvolvimento deste projeto” disse Ramon Barros.

 

Ramon Barros é produtor cultural há mais de 19 anos, produzindo espetáculos juninos com a quadrilha Arroxa o Nó, peças teatrais com a Uni artes, além de produções musicais com grandes artistas unionenses tais como Irla Milena, Erica Galvão, Everton Lopes e Sávio Machado, todos com músicas autorais.

”cultura é movimento, cultura é atitude, movimente-se!”
#CliqueCultura

 

 

 

 

 

 

Equatorial Energia é parceira do CliqueCultura.

 

Compartilhe!

Veja também
samu ambulância 2

Ocorrências graves

Até o momento, União registrou quatro acidentes graves neste sábado, 19…
IMG_3621

Acidente

A vítima foi levada ao hospital em um carro particular…
1283d49d-8a59-4ea2-9360-fd86b1f86612

com vítima fatal

A força do impacto foi grande, e o motorista do carro de passeio morreu ainda…
indios-1536x1024

19 de abril

Dia dos Povos Indígenas no Brasil…
titulo_eleitor-14685323

veja passo a passo

Quem não regularizar o cadastro pode ter o título eleitoral cancelado…
IMG_3584

Durante a Semana Santa

Vítima teria tentado atravessar a nado…
Matérias relacionadas
IMG_3621

Acidente

A vítima foi levada ao hospital em um carro particular…
1283d49d-8a59-4ea2-9360-fd86b1f86612

com vítima fatal

A força do impacto foi grande, e o motorista do carro de passeio morreu ainda…
indios-1536x1024

19 de abril

Dia dos Povos Indígenas no Brasil…
titulo_eleitor-14685323

veja passo a passo

Quem não regularizar o cadastro pode ter o título eleitoral cancelado…
IMG_3584

Durante a Semana Santa

Vítima teria tentado atravessar a nado…
banco

Feriado

O PIX pode ser feito normalmente, e funciona 24 horas todos os dias e feriados…
ÚLTIMAS
Criado a 19 horas atrás
Criado a 20 horas atrás
Criado a 22 horas atrás
Criado a 2 dias atrás