Connect with us

Destaques

Relatório da FIRJAN aponta que União e mais de 100 municípios do Piauí estão em situação crítica

Publicado

em

Três em cada quatro municípios brasileiros apresentam gestão fiscal em dificuldades ou crítica. E um terço das cidades do país não se sustenta, já que a receita gerada localmente não é suficiente para custear a Câmara de Vereadores e a estrutura administrativa da prefeitura. Os alertas são da edição 2019 do Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF), lançado no último dia 31 de outubro, pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro Firjan.

O Município de União é quem apresenta a pior situação entre os municípios vizinhos, mesmo sem nenhum deles apresentar situação confortável. Tomando como base o Município de Urucuí, o município piauiense melhor colocado na pesquisa, percebe – se que União piorou nos últimos anos: Confira o gráfico de Urucuí em 2018; Lagoa Alegre em 2018; União em 2018 e 2013.

No Piauí, 188 prefeituras enfrentam graves problemas na gestão dos recursos públicos, sendo que 112 no total apresentam uma situação crítica em relação aos critérios aferidos pela Firjan – autonomia fiscal, gastos com pessoal, liquidez e investimentos.

Em situação crítica os municípios não conseguem honrar seus compromissos e nem investir. Um dos pontos que mais onera as contas municipais é o gasto com pessoal, 49,4%   das cidades gastam mais de 54% da receita com pessoal.

PUBLICIDADE

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook

Notícias Destaques

Polícia

Mais Acessadas