Saiba como votar na eleição para conselhos tutelares no domingo

Reportagem Clique União

ACESSIBILIDADE:

Compartilhe!

Inscricoes-para-processo-seletivo-de-novos-conselheiros-tutelares-continuam-abertas

Eleitores de todos os municípios brasileiros podem ir às urnas, neste domingo, dia 1º de outubro, para escolher seus representantes nos 6,1 mil conselhos tutelares. Ao todo, segundo o Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania (MDHC), serão escolhidos 30,5 mil conselheiros entre os candidatos para os postos.

Eleitores que estão em situação regular na Justiça Eleitoral podem votar normalmente. Para exercer esse direito, basta se apresentar com CPF, documento original com foto (físico ou eletrônico) e comprovante de residência. Jovens entre 16 e 17 anos também podem votar. Para isso, os mesmos documentos precisam ser apresentados, com o comprovante de residência associado ao nome dos pais ou responsáveis legais.

Os locais de votação para conselheiro tutelar não são todos iguais aos das eleições gerais. Como se trata de um processo menor, as zonas eleitorais foram agrupadas. As consultas sobre o local de votação e os candidatos podem ser feitas junto ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de sua cidade. Os eleitores também podem procurar diretamente a prefeitura de seu município para obter essas informações.

Os conselhos tutelares, que existem há mais de três décadas, foram criados com base na Lei Federal nº 8.069/1990, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), com a função de garantir o cumprimento dos direitos dos cidadãos com menos de 18 anos.

Cada Conselho Tutelar é formado por cinco membros escolhidos pela população local, que atuam de forma colegiada, de acordo com as atribuições estabelecidas, principalmente, no Artigo 136 do ECA.

Diferentemente das eleições municipais, estaduais e federais, a participação do eleitor é facultativa, o que faz com que, historicamente, esses pleitos tenham um baixo comparecimento de eleitores.

Esta semana, a Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (SNDCA), vinculada ao Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania, expediu ofício recomendando que todos municípios disponibilizem transporte público gratuito para a eleição dos novos conselheiros tutelares. A recomendação solicita também que o serviço seja mantido em níveis normais, assim como dos dias de semana, na quantidade e frequência necessárias ao deslocamento dos eleitores, na data do pleito.

Uma novidade destas eleições de conselheiros tutelares é que, pela primeira vez, serão usadas urnas eletrônicas em todo o território nacional. Os equipamentos serão emprestados pelos 27 tribunais regionais eleitorais (TREs).

Segundo a legislação, os conselhos tutelares são considerados órgãos permanentes e autônomos, não jurisdicionais, e encarregados pela sociedade de zelar pela garantia e defesa dos direitos das crianças e adolescentes por parte da família, da sociedade em geral e, principalmente, do poder público, notadamente em âmbito municipal, fiscalizando a atuação dos órgãos públicos e entidades governamentais e não governamentais de atendimento a crianças, adolescentes e famílias.

VOTAÇÃO EM UNIÃO-PI

 

VOTAÇÃO EM MIGUEL ALVES – PI

 

Com informações da Agência Brasil e Prefeitura de União

Compartilhe!

Veja também
d557a32e-6867-4c7d-b008-f4038c825357
Confira os confrontos!…
IMG_3822

Eleições 2026

Campanha entra na reta final; atividades de rua são permitidas até as 22h de sábado…
49f6c4b0-abc3-4290-9e51-a446aac8fb60

Educação

Programação reúne estudantes das equipes Alumará e Lumyêh em atividades de conhecimento…
WhatsApp Image 2026-10-02 at 08.52.15

ENERGIA

Moradores relatam rachaduras e inclinação em pelo menos três postes da rede elétrica…
IMG_3811

Nova Unidade

Espaço está localizado na Rua Tomaz Gonçalves, ao lado do Cartório de Registros…
ff9119b4-6155-4d9e-af57-a944496f138e

Eleições 2026

Reforço no efetivo será empregado durante o primeiro turno, neste domingo (4)…
Matérias relacionadas
IMG_3822

Eleições 2026

Campanha entra na reta final; atividades de rua são permitidas até as 22h de sábado…
IMG_3559

Vídeo!

Fiscalização encontrou falhas na esterilização, estrutura e segurança dos profissionais….
IMG_3317

Caixa Econômica

Tribunal determinou retorno dos funcionários, compensação dos dias parados e reajuste salarial com ganho real…
IMG_3523

Alteração

Nova portaria da SSP-PI reduz período de restrição…
Aproximadamente 40 milhões de pessoas podem receber parte do dinheiro esquecido. (Imagem: Getty Images)

Desenrola Adimplentes

Programa voltado a trabalhadores informais com dívidas em dia ou com atraso inferior a 90…

IMG_3214

2.740 vagas

Inscrições seguem até 19 de outubro e a prova será realizada em 29 de novembro…
ÚLTIMAS
Criado a 11 horas atrás
Criado a 18 horas atrás
Criado a 2 dias atrás