Connect with us

Destaques

Saiba mais sobre o Programa Celular Seguro, que bloqueia aparelhos roubados, furtados, perdidos ou extraviados

Redação

O governo federal lançou, no final do ano passado, o aplicativo Celular Seguro, que permite o bloqueio imediato de linhas telefônicas e do próprio aparelho de telefone móvel em casos de roubo e furto.

Para utilizar o aplicativo, a pessoa deverá cadastrar os dados via site ou aplicativo, disponível na Play Store (Android) e na App Store (iOS).

“Caso você seja roubado, é só acionar o sistema por um computador que operadora telefônica e bancos são notificados no mesmo instante, bloqueando acessos”, explicou o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta, em postagem nas redes sociais.

“Uma medida importante para diminuir a dor de cabeça e as perdas financeiras de quem passa por furto ou roubo. Amanhã já estará disponível nas lojas de aplicativos”, completou o ministro.

A nova plataforma foi desenhada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) em parceria com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). De acordo com o secretário-executivo da pasta, Ricardo Cappelli, os celulares roubados serão transformados “num pedaço de metal inútil” após o bloqueio.

“Com apenas um clique, a vítima enviará um aviso simultaneamente para a Anatel, para os bancos, para as operadoras de telefonia e para os demais aplicativos”, anunciou.

O aplicativo está disponível no SITE e na Play Store (para Android) e App Store (sistema iOS).

Entenda como funciona

  • Após baixar o aplicativo ou acessar o site, é preciso fazer o login por meio da conta gov.br.

  • O usuário deverá cadastrar o aparelho informando o número, marca e modelo. Pode ser registrado mais de um dispositivo, mas a linha deve estar cadastrada no CPF do usuário.

  • O sistema permite o cadastro de uma ou mais pessoas de confiança, que poderão auxiliar criando ocorrências em nome do usuário. Em caso de perda ou roubo, o usuário ou a pessoa de confiança poderá registrar uma ocorrência por meio do site ou do aplicativo.

  • Após descrever quando, onde e como ocorreu o problema, o sistema emitirá alertas para instituições participantes, para que tomem as ações necessárias, como o bloqueio de aplicativos financeiros, do aparelho e da linha telefônica.

  • O bloqueio da linha telefônica, por meio do chip, está disponível no aplicativo desde 9 de fevereiro.

Uma semana após ser lançado, o programa Celular Seguro, do Ministério da Justiça e Segurança Pública, já havia bloqueado 3.896 aparelhos roubados, furtados, perdidos ou extraviados.

Fake news 

O Ministério da Justiça alerta para fake news sobre o funcionamento da plataforma. “O governo federal não acessa nenhum dado que esteja no telefone do usuário e o funcionamento segue a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). A ferramenta apenas faz a interligação entre a pessoa vítima de um crime e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e empresas parceiras do Projeto”, explica.

Outro alerta é referente a golpes. “O governo federal não envia e-mails ou links para que o usuário acesse a plataforma. O registro deve ser feito por iniciativa do usuário, entrando no sistema pelo site ou baixando o aplicativo”.

 

Fonte: EBC

PUBLICIDADE
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Destaques

Facebook

Polícia

PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM

Destaques2 dias atrás

Acidente com ônibus na PI 111 deixa localidades sem energia elétrica

Um acidente ocorreu por volta das 19h40 desta quinta-feira,09, quando um ônibus colidiu com um poste às margens da PI...

Destaques3 dias atrás

Prazo para inscrição no Encceja 2024 termina nesta sexta-feira

O prazo para inscrições no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2024 termina nesta sexta-feira...

Destaques3 dias atrás

Cantor é indiciado por homicídio contra motorista morto na PI-112; ‘ele atirou’, diz delegado

O cantor de piseiro Jhonata Araújo Costa, de 22 anos, foi indiciado por homicídio qualificado, nesta quarta-feira (8), contra o caminheiro...

Blogs4 dias atrás

Dia do Artista Plástico: assista ao Documentário HENÁGIO SAMPAIO

8 de maio – hoje é dia do Artista Plástico 🎨 Assista ao documentário completo: HENÁGIO SAMPAIO – vida e...

Destaques4 dias atrás

PMU comunica que está em fase de contratação de nova empresa para o Seletivo para Professor Substituto

A Prefeitura Municipal de União informou, através de um comunicado em suas redes sociais, que está na fase de contratação...

Destaques4 dias atrás

Nova regra do Contran permite uso de véu e hábito religioso na CNH

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) decidiu alterar as normas em vigor que vedam o uso de itens de vestuário...

Destaques5 dias atrás

Título de Eleitor: para atualizar dados não precisa ir ao Cartório

O prazo para regularizar o título de eleitor para as eleições 2024 começou em novembro de 2023  com o encerramento...

Destaques5 dias atrás

Eleitores denunciam venda de senhas na fila do Cartório Eleitoral em União

Na cidade de União, uma situação preocupante foi reportada por eleitores que aguardavam na fila do Cartório Eleitoral. Com o...

Destaques5 dias atrás

Prefeitura de União divulga edital de Chamada Pública com 55 vagas

A Prefeitura de União publicou edital de Chamada Pública com 55 vagas e formação de cadastro reserva para cargo de...

Esportes6 dias atrás

Gigantes do Norte enfrentarão desafio em União: Jogo marcado para 17 de maio

No próximo dia 17 de maio, os apaixonados por futsal terão oportunidade de testemunhar mais um divertido embate time Gigantes...

PUBLICIDADE

clique união

PUBLICIDADE

Mais Acessadas