Connect with us

Blogs

Saúde reforma espaços para implantação do Programa Melhor em Casa

Publicado

em

Alguns dos espaços existentes na Secretaria Municipal de Saúde estão passando por uma reforma. O prefeito de União, Dr. Paulo Henrique e o secretário Narcizo Chagas estiveram no local nesta semana.

Os novos espaços do antigo SOS, rua Anfrísio Lobão, centro do município, irão receber o Programa “Melhor em Casa”, que é formado por equipes multidisciplinares compostas por médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e fisioterapeutas. O programa prevê a ampliação do atendimento à população.

Outro local que passará por reforma, no mesmo prédio, é o laboratório municipal. O prefeito informou, durante a visita, que o recurso para a reforma já está garantido e as obras iniciarão em breve. “Serão adquiridos novos equipamentos, aumentando assim o número de exames, dando mais qualidade nos resultados”, disse.

O que é o Melhor em Casa?

O Melhor em Casa é um serviço indicado para pessoas que apresentam dificuldades temporárias ou definitivas de sair do espaço da casa para chegar até uma unidade de saúde, ou ainda para pessoas que estejam em situações nas quais a atenção domiciliar é a mais indicada para o seu tratamento. A atenção domiciliar visa a proporcionar ao paciente um cuidado mais próximo da rotina da família, evitando hospitalizações desnecessárias e diminuindo o risco de infecções, além de estar no aconchego do lar.

Nos casos em que o paciente precisa ser visitado semanalmente ou mais, ele poderá ser acompanhado por equipes específicas de Atenção Domiciliar, como as que fazem parte do Programa Melhor em Casa.

O atendimento é realizado por equipes multidisciplinares, formadas prioritariamente por médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e fisioterapeuta ou assistente social.

Outros profissionais (fonoaudiólogo, nutricionista, odontólogo, psicólogo, terapeuta ocupacional e farmacêutico) poderão compor as equipes de apoio. Cada equipe poderá atender, em média, 60 pacientes, simultaneamente.

Benefícios do Melhor em Casa

  • Melhorar e ampliar a assistência no SUS a pacientes com agravos de saúde, que possam receber atendimento humanizado, em casa, e perto da família;
  • Estudos apontam que o bem estar, carinho e atenção familiar, aliados à adequada assistência em saúde são elementos importantes para a recuperação de doenças;
  • Pacientes submetidos a cirurgias e que necessitam de recuperação, quando atendidos em casa apresentam redução dos riscos de contaminação e infecção;
  • Melhor em Casa representa um avanço para a gestão de todo o sistema público de saúde, já que ajudará a desocupar os leitos hospitalares, proporcionando um melhor atendimento e regulação dos serviços de urgência dos hospitais;

Mais informações,

Facebook

Notícias Destaques

Polícia

Mais Acessadas