Segunda fase da vacinação contra a raiva ocorre nas zonas Sul e Sudeste neste sábado (09)

Reportagem Clique União

ACESSIBILIDADE:

Compartilhe!

IMG_4541

Acontece no próximo sábado (09) mais uma etapa da Campanha Municipal de vacinação contra a raiva, contemplando os bairros das zonas Sul e Sudeste. A abertura acontece às 8h da manhã no posto que fica em frente à Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Cristo Rei, e segue até as 17h.

Serão 135 postos espalhados por todos os bairros destas zonas. “Pedimos que todos levem seus cães e gatos, pois assim vocês protegem não apenas os animais como também se protegem”, convida Élcio Leite, gerente de Zoonoses da Fundação Municipal de Saúde (FMS). Ele orienta ainda que a idade mínima para receber a vacina é de quatro meses, tanto para caninos quanto para felinos.

No último sábado (02) aconteceu a primeira etapa, nas zonas Norte e Leste. Um total de 65.547 animais foram imunizados neste dia, totalizando 75,73 % de cobertura vacinal. Destes, foram vacinados 19.547 gatos e 46 mil cães, que correspondem a 77,28% e 75,08% da meta para cada espécie, respectivamente.

A transmissão do vírus da raiva em cães e gatos se dá através do contato com a saliva de um animal doente, principalmente pela mordida. “É importante saber que nem toda mordida transmite a raiva. Para haver a transmissão, é necessário que o animal agressor seja portador do vírus na saliva”, alerta Élcio Leite.

A doença pode ser transmitida por animais silvestres como saguis, furões, raposas, gambás e morcegos, mas a campanha contempla cães e gatos por serem animais de companhia que possuem maior convívio com os humanos.

CONFIRA ABAIXO OS LOCAIS DE VACINAÇÃO:

 

Compartilhe!

Veja também
IMG_5328

Conscientização Ambiental

Atividades já passaram por escolas, áreas de preservação e grupos comunitários…
4C1A6772-A291-425A-AA84-355B74C03819

Catolicismo

Fiéis são convidados a participar da celebração que destaca a presença de Cristo na Eucaristia…
IMG_3475-1

Regulação

Paciente sofreu fratura após uma queda e, durante a internação, teve um AVC…
IMG_4398

Oportunidade

O curso oferece 220 horas de formação e é voltada para pessoas a partir de…
POLICIA MILITAR

VIOLÊNCIA

Suspeito foi localizado após buscas e levado à Casa da Mulher Brasileira….
IML PI

TRÂNSITO

A motocicleta apresentava a parte frontal bastante danificada…
Matérias relacionadas
IMG_5328

Conscientização Ambiental

Atividades já passaram por escolas, áreas de preservação e grupos comunitários…
IMG_5322

Ministério Público

Medida também orienta delegado Charles Pessoa a interromper publicações com investigados, presos e abordados pela…
4C1A6772-A291-425A-AA84-355B74C03819

Catolicismo

Fiéis são convidados a participar da celebração que destaca a presença de Cristo na Eucaristia…
IMG_3475-1

Regulação

Paciente sofreu fratura após uma queda e, durante a internação, teve um AVC…
4ea0d004-c8b0-49e8-b84f-f8372ca720eb

Matéria em colaboração

Tarifa Social garante até 100% do valor equivalente ao consumo de energia, mas beneficiários precisam…
IMG_4398

Oportunidade

O curso oferece 220 horas de formação e é voltada para pessoas a partir de…