Servidor da Justiça é suspeito de envolvimento no caso de dinheiro apreendido em União

Reportagem Clique União

ACESSIBILIDADE:

Compartilhe!

pf

A Superintendência da Polícia Federal (PF) no Piauí deflagrou, nesta quarta-feira (16), a segunda fase da Operação Acesso Negado, que investiga uma suposta tentativa de vazamento de informações por parte de um servidor da Justiça do estado para avisar investigados sobre mandados que seriam cumpridos na Operação Delivery, que investiga desvio do Fundeb.

De acordo com a PF, a investigação teve início após suspeita de que advogados e investigado teriam “tentado acessar indevidamente informações sigilosas relacionadas aos fatos investigados”.

A PF informou que foram encontrados “indícios razoáveis” de que servidor acessou de forma indevida sistemas da Justiça estadual com objetivo de informar advogados sobre mandados de busca e apreensão e prisão preventiva expedidos em consequência das investigações.

Segundo a PF, o servidor recebeu vantagem indevida para atender o interesse de um advogado, que também é investigado.

Os policiais federais cumprem mandados de busca e apreensão, expedidos pela Justiça Federal, em Teresina e em Matias Olímpio. Os endereços e os alvos não foram revelados.

Com o material coletado durante o cumprimento dos mandados, a PF espera obter comprovar que os advogados fizeram pagamento de vantagem indevida ao servidor da Justiça do Piauí e, assim, tiveram acesso a informações sigilosas referentes à operação Delivery.

Se comprovada a prática, os investigados deverão responder, de acordo com suas culpas, pelos crimes de corrupção ativa/passiva, violação do sigilo funcional e embaraço a investigação que envolve organização criminosa. Somadas, as penas podem chegar a 22 anos de reclusão.

Jornalista preso

jornalista Tony Trindade foi preso durante a primeira fase da Operação Acesso Negado em agosto. A suspeita, segundo a PF, era de que houve tentativa de atrapalhar as investigações da Operação Delivery.

A assessoria de imprensa do jornalista informou, na época, que ele “apenas fez o seu dever de jornalista e formador de opinião”. E que o jornalista teria sido preso pela “relação com suas fontes”.

Por G1 PI

Compartilhe!

Veja também
IMG_5322

Ministério Público

Medida também orienta delegado Charles Pessoa a interromper publicações com investigados, presos e abordados pela…
7e091b7d-67e9-41ad-9c26-e07d45ff5fa3

Socorro

Sem documentos, ele foi identificado como Leandro e ficou sob cuidados médicos…
95cc0b40-9608-4ed2-822e-a21e3c65c4fa

Bairro São Miguel

Ocorrência foi registrada na madrugada deste sábado (02)…
b0fb979f-2559-4fe5-9f6e-233d8ac40079

Polícia Militar

Suspeito foge para mata após chegada da PM e deixa arma no local…
POLICIA MILITAR

Resgate

Crianças foram encaminhadas para atendimento médico e ficaram sob os cuidados de familiar…
13823f53-2fa6-40bf-b7ae-98b34849bf41

Cumprimento

Suspeito tentou fugir ao avistar a viatura, mas foi alcançado após acompanhamento tático no centro…
Matérias relacionadas
4C1A6772-A291-425A-AA84-355B74C03819

Catolicismo

Fiéis são convidados a participar da celebração que destaca a presença de Cristo na Eucaristia…
IMG_4340

Enem

Solicitações podem ser feitas até 5 de junho…
IMG_4307

Inauguração

Chegada da nova filial reforça o crescimento da marca e amplia as opções de compras…
prova-do-enem

Enem 2026

Prazo segue até 5 de junho e provas serão aplicadas em novembro, nos dias 8…
edc6b90d-9f0a-40af-b992-ec0a141bf33a

Matéria em colaboração

No período junino, organizadores e comerciantes devem solicitar o serviço com antecedência para garantir segurança…
IMG_4183

PNAB

Capacitação gratuita será realizada no dia 30 de maio e terá vagas limitadas para artistas,…