Connect with us

Blogs

“Seu Rifirí”, mestre de boi unionense é considerado patrimônio vivo do Estado do Piauí

No dia 25 de Outubro de 2021, a Secretaria de Estado e Cultura publicou o resultado final do registro do patrimônio vivo do Piauí.

A lei foi criada por meio de um projeto da deputada estadual Flora Izabel, que contou com a participação efetiva do Conselho Estadual de Cultura do Piauí (CEC), que auxiliou na construção da minuta e nos parâmetros abarcados pelo edital.

O documento faz com que mestres e grupos que atuam em ofícios tradicionais piauienses reconhecidos no Brasil e no mundo, como arte santeira, renda de bilro ou manifestações culturais ligadas à dança, música e literatura de cordel, possam receber aporte financeiro para transmitir seus conhecimentos e experiências e, assim, perpetuar esses ofícios, ajudando a manter viva essa importante tradição para nossa cultura.

O candidato unionense, Seu Rifirí, foi inscrito pela Associação Cultural Uniarts e agora é, oficialmente, Patrimônio Vivo do nosso estado!

Senhor Francisco de Assis Oliveira, com residência atual na Rua da Meia Noite no Bairro São Pedro, número 779, União – PI, conhecido como “Seu Rifirí”, atua na área cultural de Bumba Meu Boi há mais de 20 anos, como fundador e cantador do Boi Brilho da Lua.

(Seu Rifirí e equipe do Boi brilho da Lua)

 

 

“Cultura é movimento, cultura é atitude, movimente-se!”

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

apoio:

 

Notícias Destaques

Facebook

Polícia

Mais Acessadas