Connect with us

Destaques

SL Benfica, de Portugal, fecha com a unionense Valéria Cantuário

Redação

A jogadora piauiense, Valéria Cantuário, 22, é a mais nova contratada do Sport Lisboa e Benfica, de Portugal. O acordo vai até 2024. O Clube anunciou o contrato nesta sexta-feira (02), em suas redes oficiais.
“Estou preparada para poder representar o Benfica. Vim de um clube grande também, que está a fazer história [Madrid CFF]. Venho para o Benfica para desfrutar, aproveitar e ajudar esta grande equipe. Estar aqui [no Estádio da Luz] é um sonho de criança. Qualquer jogadora gostaria de vestir e honrar esta camisa“,  disse Valéria.

VALÉRIA DEIXA O MADRID CFF, DA ESPANHA, APÓS 1 ANO E MEIO DE CONTRATO

Valéria defendeu a camisa 22 do time espanhol, Madrid CFF, do início de 2020 até o fim do primeiro semestre de 2021. Ela postou um discurso em suas redes sociais no último dia 30/06 se despedindo da equipe.

“Durante um ano e meio pude vivenciar grandes oportunidades no Madrid CFF. Tenho sentimentos de muita gratidão por esse clube. Através dele, iniciei minha carreira fora do meu País, o Brasil, e morando em Madrid, na Espanha, ganhei, além de muitos aprendizados, uma bagagem de amizades, vínculos, experiência no futebol e muito amor pela cultura e, acima de tudo, pelo Madrid CFF, que foi minha casa até agora. Certamente, sentirei saudades, mas agora é momento de me despedir dessa camisa 22, a qual me dediquei e dediquei, também, amor e empenho e dei o melhor de mim para defendê-la toda vez que estive em campo! Por algumas vezes, não pude estar jogando, mas o sentimento de torcida sempre foi igual e muito forte. Respeito por cada membro do clube: companheiras, comissão técnica, equipe, diretoria e torcida. Sempre terão um local importante no meu coração… Mais uma vez, obrigado infinito ao Madrid CFF, aos fãs do time e ao futebol espanhol. Foi realmente mágica e incrível essa etapa na minha carreira. Agora, um novo ciclo inicia, uma nova etapa na minha vida se faz presente e eu quero compartilhar com vocês, todo meu afeto e reconhecimento. #vamosmimadrid

A jogadora unionense, agora, irá atuar pelo Sport Lisboa e Benfica, em Portugal. Com isso, a atleta irá disputar a UEFA Women’s Champions League, que inicia em agosto deste ano.

CONHEÇA A TRAJETÓRIA DA PIAUIENSE

Valéria Cantuário da Silva nasceu no dia 10 de setembro de 1998. Mesmo com pouco tempo de carreira profissional, Valéria já detém um currículo invejável e com muitas premiações e conquistas nacionais e internacionais no esporte, não somente no futebol feminino.

Seu primeiro contato com o futebol foi aos seis anos de idade, quando a sua mãe não a deixava sair para brincar com os amiguinhos, então ela, sua irmã Vanessa e o irmão mais velho, Jefferson, jogavam bola, todos os dias, no quintal de sua casa, na localidade Lagoa do governo, município de União-Piauí.

Valéria e Vanessa sempre brincavam na companhia dos amigos homens e do irmão e, aos 11 anos de idade, foi competir na localidade Oriundo, também  em União. As competições viraram rotina e Vanessa e Valéria sempre se destacavam nos times, tanto femininos quanto masculinos.

Com 13 anos de idade, Valéria Cantuário foi jogar em Teresina pelo time São Paulo, da zona norte da capital. Assim, a rotina das duas irmãs era: estudar, ajudar em casa e treinar em Teresina.

No ano de 2015, Vanessa desistiu dos treinos no time do São Paulo, em Teresina, e mesmo triste e sozinha, Valéria continuou a viajar diariamente. Muitas vezes, ela conversava com o diretor da sua escola, onde cursava o ensino médio em União, para que pudesse estar presente nos treinos. Ela conta que não ganhava nada no time, nem mesmo ajuda de custos e, muitas vezes, sua mãe chegava a pedir dinheiro emprestado para que a filha pudesse viajar para os treinos.

Essa rotina durou por quatro anos, dos seus 13 aos 17, quando fez um teste para jogar no Tiradentes. As irmãs voltavam a jogar juntas novamente em um time.

Em 2017, Valéria consagrou-se artilheira do Campeonato Piauiense e artilheira do Brasileirão A-2, com 10 gols;  no mesmo ano, foi convocada para a Seleção Brasileira Feminina Sub-20. Em 2018, disputou o Campeonato sul-americano e foi campeã pelo Brasil, jogando no Equador. Ainda em 2018, fechou contrato com o Audax, por quem disputou o Campeonato Paulista e o Brasileirão 1. Em 2018, também disputou a Copa do Mundo Sub 20, jogando pela seleção brasileira.

Ainda no mesmo ano, Valéria foi jogar na Bahia, pelo Vitória, onde foi artilheira do campeonato com 22 gols e campeã baiana 2018. No início de 2019, ela foi convocada, pela primeira vez, para a Seleção Brasileira Feminina principal. Valéria Cantuário recebeu a notícia da convocação quando estava de férias no Piauí.

Em fevereiro de 2019, assinou contrato com o São Paulo Futebol Clube, na cidade de Itu, São Paulo. Ela disputou o Campeonato Paulista 2019, sendo vice-campeã, e sendo premiada como uma das melhores atacantes do campeonato. Jogou a Copa Paulista e foi vice-campeã; também disputou o Brasileiro A-2, sendo campeã brasileira e artilheira do São Paulo.

Após as competições, retornou para o Piauí e, em dezembro de 2019, fechou com o Madrid CFF, time da primeira divisão do campeonato espanhol. Em 1 de janeiro de 2020, ela embarcou para a Espanha e já deixou sua marca e seu gol nos primeiros jogos pelo campeonato. Com a pandemia do novo coronavírus, a disputa foi encerrada e Valéria veio passar a temporada no Brasil, de junho a agosto; Em setembro de 2020, retornou para Madri para voltar a competir pela Liga Espanhola, que retornou em outubro.

Em seu primeiro jogo de retorno, Valéria fez o gol da vitória do Madrid CFF. Dias depois, foi convocada novamente para a Seleção Brasileira, para treinamentos em Portugal. Em novembro, foi convocada para um amistoso da Seleção Brasileira contra o Equador, em São Paulo, onde fez um gol no primeiro jogo. Em fevereiro de 2021, Valéria foi convocada novamente para a Seleção para participar de um torneio nos Estados Unidos.

Valéria Cantuário conta que o momento mais marcante de sua carreira foi quando foi campeã pelo Sul-Americano sub 20 no Equador, no ano de 2018. Ela frisa que seu maior desejo é permanecer na Seleção Brasileira principal; e sua maior tristeza, foi quando sua irmã se machucou e não pôde mais seguir o sonho de jogarem juntas. A sua grande inspiração é a irmã Vanessa da Silva Cantuário, por quem tem grande carinho e admiração.

 

Fotos: Cátia Luís / SL Benfica

Confira alguns cliques de Valéria, ainda pelo Madrid CFF

 

 

Notícias Destaques

Facebook

Polícia

PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM

Destaques2 dias atrás

Exames de DNA de mulher de União que alega ser filha de Pelé dão negativos

A Justiça de São Paulo julgou improcedente a ação de investigação de paternidade movida por Maria do Socorro Azevedo contra...

Destaques2 dias atrás

Abertas as inscrições para o Curso de Mecânico de Motocicleta, na Secretaria de Desenvolvimento de União

A Secretaria de Desenvolvimento de União está com inscrições abertas para o curso de Mecânico de Motocicleta. São 30 vagas...

Destaques3 dias atrás

Prazo final para pagar IPVA e a taxa de licenciamento dos veículos termina nesta quinta (28)

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Fazenda (Sefaz), alerta que termina, nesta quinta-feira (28), o prazo final...

Esportes3 dias atrás

Confira um resumo do 13º passeio “Garotos Sem Noção da Estrada”, em União

O domingo de 24 de março de 2024 foi o dia da décima terceira edição do passeio ciclístico “Garotos Sem...

Destaques3 dias atrás

Desenrola Brasil: programa entra na última semana

O Desenrola, programa do governo federal para renegociação de dívidas, entra em sua reta final nesta segunda-feira (25). Os interessados têm até domingo...

Destaques4 dias atrás

Dois motociclistas morrem em acidente no Buriti Alegre, em União

Dois homens morreram e uma mulher ficou ferida durante um acidente no Povoado Buriti Alegre, zona rural de União. Foi...

Destaques4 dias atrás

Jovem morre em acidente com animal na entrada de União

Última atualização em 25.03.24 00:17

Esportes4 dias atrás

David Caldas conquista o tricampeonato no Ruralzão, em União

A equipe de David Caldas chegou ao terceiro título do Campeonato Unionense Rural ao vencer o Cajueiro do Norte por...

Esportes6 dias atrás

Final do Ruralzão será neste sábado, 23

Neste sábado, 23, David Caldas e Cajueiro do Norte voltam a campo pelo Campeonato Unionense Rural 2023/24. David Caldas é...

Destaques6 dias atrás

Relembre os principais pontos dos 4 Seletivos em andamento de União

Atualmente, 4 (quatro) certames estão em andamento no Município de União. O interessado em concorrer a uma vaga no serviço...

PUBLICIDADE

clique união

PUBLICIDADE

Mais Acessadas