O Município de União aparece na décima posição no ranking de apreensões de armas e drogas pela Polícia Militar no ano de 2022, ficando atrás apenas da Capital Teresina, Parnaíba, Luís Correia, Piripiri, Floriano, Altos, Picos, Ilha Grande e Cajueiro da Praia.
Somente nesse ano de 2023, a Polícia Militar do Piauí, já realizou diversas operações de combate à criminalidade, como a então realizada nesta quinta-feira, 12 de janeiro, em alguns pontos de rodovias no município, onde foram apreendidos: 01 arma de fogo municiada, armas brancas e drogas, com realizações de bloqueios policiais e abordagens diversas.
Segundo a PM, nesses primeiros dias do ano corrente, já foram registrados a apreensão de 05 armas de fogo, 08 de drogas, 13 veículos recuperados, 17 prisões em flagrante, 04 cumprimentos de mandados e 20 Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) usado em crimes de menor potencial.
No relatório, a Polícia Militar aponta que, em 2022, houve uma redução de 30% no número de crimes violentos contra a vida, que são os homicídios, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte, em comparação ao ano de 2021. A reportagem do Clique União não teve acesso a esse comparativo informado.
“Além da redução nos homicídios, União teve um vasto trabalho no contexto geral, no quesito segurança pública em 2022, ficando visível, através da atuação constante das Policias Militares e Civil do Piauí, uma diminuição significativa dos roubos a veículos e aparelhos celulares, que em anos anteriores, apesar de baixos, havia uma incidência nesses tipos de crimes“, diz a Nota da Polícia Militar de União.
A Polícia Militar de União aponta que, em 2022, atendeu 1.584 ocorrências, sendo 72 de roubos de veículos e 70 de violência doméstica. A PM local conduziu ou prendeu 182 pessoas, realizou 151 TCO´s, recuperou 110 veículos roubados, apreendeu 53 armas e 3.540 gramas de drogas.