Um vídeo de uma homenagem póstuma tem chamado a atenção nas redes sociais de Miguel Alves. Nele, o gado que era cuidado por um vaqueiro se aproxima do carro de som, onde toca um aboio gravado na voz do vaqueiro falecido. O carro funerário, com o corpo do homem, também está no local. A família levou o corpo ao cercado onde os animais estão presos para que o falecido “se despedisse” de seu gado.
Conrado Pereira Roza faleceu no último dia 3 de dezembro, após oito dias internado. No dia 26 de novembro, o vaqueiro sofreu um acidente ao colidir sua moto com uma vaca na pista, na localidade Gatos, zona rural de Miguel Alves. Ele morava no Bairro Forquilha, na cidade de Miguel Alves, e trabalhava cuidando de animais na zona rural. O rebanho que era cuidado por ele estava acostumado a segui-lo enquanto ele aboiava na frente.
“O que ele mais tinha gosto e satisfação era aboiar pro seu gado. O gado no momento que ouviu o som da sua voz no carro de som, veio todo correndo ao seu encontro. Reconheceu na mesma hora“, conta Jailson Rosa, filho de Conrado.
Conrado Roza tinha 58 anos. Foi suplente de vereador, líder comunitário e amante das vaquejadas. Era considerado um dos melhores aboiadores da região, puxando passeatas de vaqueiros, e chegou a ganhar um certificado da Associação dos Vaqueiros de União.
Após a morte do vaqueiro, amigos e familiares realizaram algumas homenagens, inclusive reproduzindo falas e aboios que ficaram gravados.
Assista ao vídeo abaixo: