Search
Close this search box.
logomarca com slogan

Vigilância Sanitária esclarece sobre denúncia que cita descarte de medicamentos vencidos

Reportagem Clique União

Compartilhe!

Imagem que circulou nas redes sociais
Imagem que circulou nas redes sociais

Circulou nos últimos dias, através de redes sociais, a informação sobre o despejo de vários tipos de medicamentos líquidos e em comprimidos no lixão do município. As informações citam que os medicamentos foram descartados de forma inadequada naquele local.

Procuramos a Vigilância Sanitária do município, que esclareceu que os medicamentos não pertencem nem à Vigilância e nem à Secretaria de Saúde. “Assim que tomamos conhecimento do fato, realizamos a incineração dos mesmos e estamos investigando para saber quem é o verdadeiro autor”, disse Patrícia Sales, da coordenação da Vigilância Sanitária.

A Vigilância Sanitária do município nos informou também que está notificando todas as farmácias de União sobre o correto descarte de medicamentos vencidos.

Brasil é o sétimo país que mais consome medicamentos do mundo, mas existe pouca legislação referente ao descarte correto de medicamentos vencidos ou sem uso. Porém, devido aos grandes riscos à saúde humana e ao meio ambiente, o descarte de medicamentos deve ser feito em pontos de coleta específicos, para serem posteriormente encaminhados à destinação final ambientalmente correta. A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) estabelece como obrigatoriedade o descarte correto de medicamentos. No caso dos remédios, a chamada logística reversa funciona com as farmácias e drogarias aceitando medicamentos vencidos para encaminhá-los ao seu destino final sem risco de contaminação.(www.ecycle.com.br)

Compartilhe!

Veja também
Matérias relacionadas