Connect with us

Cidades

Vigilância Sanitária esclarece sobre denúncia que cita descarte de medicamentos vencidos

Circulou nos últimos dias, através de redes sociais, a informação sobre o despejo de vários tipos de medicamentos líquidos e em comprimidos no lixão do município. As informações citam que os medicamentos foram descartados de forma inadequada naquele local.

Procuramos a Vigilância Sanitária do município, que esclareceu que os medicamentos não pertencem nem à Vigilância e nem à Secretaria de Saúde. “Assim que tomamos conhecimento do fato, realizamos a incineração dos mesmos e estamos investigando para saber quem é o verdadeiro autor”, disse Patrícia Sales, da coordenação da Vigilância Sanitária.

A Vigilância Sanitária do município nos informou também que está notificando todas as farmácias de União sobre o correto descarte de medicamentos vencidos.

Brasil é o sétimo país que mais consome medicamentos do mundo, mas existe pouca legislação referente ao descarte correto de medicamentos vencidos ou sem uso. Porém, devido aos grandes riscos à saúde humana e ao meio ambiente, o descarte de medicamentos deve ser feito em pontos de coleta específicos, para serem posteriormente encaminhados à destinação final ambientalmente correta. A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) estabelece como obrigatoriedade o descarte correto de medicamentos. No caso dos remédios, a chamada logística reversa funciona com as farmácias e drogarias aceitando medicamentos vencidos para encaminhá-los ao seu destino final sem risco de contaminação.(www.ecycle.com.br)

PUBLICIDADE

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Destaques

Facebook

Polícia

Mais Acessadas