Dois funcionários dos Correios de União são condenados por desvio de mercadorias

Reportagem Clique União

Compartilhe!

Foto: Sanny Rêgo/Clique União
Foto: Sanny Rêgo/Clique União

Onze pessoas foram condenadas por desvio de mercadorias da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (EBCT). A decisão, da 3ª Vara da Justiça Federal (JF), foi divulgada pelo Ministério Público Federal no Piauí (MPF-PI), nesta segunda-feira (28). Dessas onze, dois funcionários trabalhavam na Agência da cidade de União.

A investigação da Polícia Federal (PF) descobriu, por meio de interceptação telefônica, a existência de uma associação criminosa composta por diversos receptadores das mercadorias furtadas. De acordo com o MPF, mercadorias de grande valor, como notebooks e celulares, eram desviadas no momento da triagem e do transbordo.

Oséas de Sousa Mendes  exercia a função de operador de transporte e transbordo – OTT e Divino Vaz de Sousa trabalhava juntamente com o já citado. Eles foram condenados ao ressarcimento integral do dano em favor dos Correios, referente a celulares extraviados, além de multa equivalente ao valor de duas vezes o custo dos celulares com correções. Segundo as investigações, os envolvidos aproveitaram-se das facilidades dos cargos  para
desviar os aparelhos.Os réus poderão recorrer da sentença.

G1/Piauí

Os depoimentos dos réus unionenses

De acordo com o MPF, em seus depoimentos pessoais, os réus acusam-se mutuamente, sendo que Oséas afirma que Divino teria lhe dado o aparelho celular e Divino acusa Oséas de ter-lhe presenteado com o celular que teria conseguido de brinde da operadora Claro. As contradições e acusações trocadas entre os réus só demonstram a culpabilidade de ambos os réus que tentam se desvencilhar de sua responsabilidade imputando-a um ao outro, não logrando êxito nenhum dos dois em explicar por qual razão teriam sido presenteados por um colega de trabalho. Delineada a conduta dos promovidos, verifica-se que incidiram em atos graves de improbidade administrativa.

Oséas Sousa respondeu ao processo administrativo e foi demitido.

Segundo diz o Processo:

– DOS RÉUS OSÉAS DE SOUSA MENDES e DIVINO VAZ DE SOUSA

Juntou-se ainda ao Inquérito Civil o IPL nº 782/2012-SR/DPF/PI, que apurou as condutas delituosas de extravio de celulares, imputada a dois empregados dos Correios no Piauí, quais sejam, OSÉAS DE SOUSA MENDES e DIVINO VAZ DE SOUSA. De acordo com a inicial, Oseas, na qualidade de empregado da ECT, lotado na Agência de União(PI), onde exercia a função de Operador de Transporte e Transbordo(OTT) e Divino Vaz de Sousa, carteiro na mesma agência, aproveitando-se das facilidades oportunizadas pelos cargos que exerciam, desviaram dois celulares daquela empresa pública, sendo que um deles foi encontrado na posse da filha de Oseas, Lidiane Maria Carvalho Mendes (celular HUAWEI IMEI 356717044686367) e outro em posse de ex-namorada de Divino, Maria Marcela Carvalho Melo(celular HUAWEI, IMEI 356717045010245).

Nomes de todos os Réus do Processo

Agostinho Pereira Dos Santos, Denisleide Lima De Castro Santos, Francisco Cesário Das Chagas Neto, Anderson Luis Bonfim Das Chagas, Marcelo Gomes De Sousa, Luiz Gonzaga Feitosa De Brito Filho, Josemar Carvalho Fontenelecamilo Rodrigues Ferreira Filho, Miriam Honorato De Oliveira, Oséas De Sousa Mendes, Divino Vaz De Sousa.

Nesta terça-feira, a defesa de Oséas Mendes, um dos acusados, disse ao Clique União que seu cliente não perdeu a função pública e que ainda vai recorrer nos demais direitos. Clique AQUI para ler a matéria completa!

Com informações do G1 e MPF

Compartilhe!

Veja também
samu ambulância 2

Ocorrências graves

Até o momento, União registrou quatro acidentes graves neste sábado, 19 Última atualização 20.04.25 20:15…
IMG_3621

Acidente

A vítima foi levada ao hospital em um carro particular…
1283d49d-8a59-4ea2-9360-fd86b1f86612

com vítima fatal

A força do impacto foi grande, e o motorista do carro de passeio morreu ainda…
indios-1536x1024

19 de abril

Dia dos Povos Indígenas no Brasil…
titulo_eleitor-14685323

veja passo a passo

Quem não regularizar o cadastro pode ter o título eleitoral cancelado…
IMG_3584

Durante a Semana Santa

Vítima teria tentado atravessar a nado…
Matérias relacionadas
IMG_3621

Acidente

A vítima foi levada ao hospital em um carro particular…
1283d49d-8a59-4ea2-9360-fd86b1f86612

com vítima fatal

A força do impacto foi grande, e o motorista do carro de passeio morreu ainda…
indios-1536x1024

19 de abril

Dia dos Povos Indígenas no Brasil…
titulo_eleitor-14685323

veja passo a passo

Quem não regularizar o cadastro pode ter o título eleitoral cancelado…
IMG_3584

Durante a Semana Santa

Vítima teria tentado atravessar a nado…
banco

Feriado

O PIX pode ser feito normalmente, e funciona 24 horas todos os dias e feriados…
ÚLTIMAS