Connect with us

Covid-19

Saiba como funciona a aplicação da vacina bivalente contra a Covid-19

Redação

Já começou a ser aplicada, desde o dia 27 de fevereiro, em todo o país, a vacina bivalente contra a covid-19. De acordo com o Ministério da Saúde, a vacina melhora a imunidade contra o vírus da cepa original e também contra a variante Ômicron e tem perfil de segurança e eficácia semelhante ao das vacinas monovalentes.

“A vacina monovalente, como o próprio nome diz, tem um tipo só do vírus que causa a covid. Ela foi originalmente desenhada com aquele chamado vírus ancestral, o primeiro que apareceu na China no fim de 2019. Então, todas as vacinas que a gente tinha e usou até agora eram monovalentes, independentemente do laboratório fabricante”, explicou o diretor da Sociedade Brasileira de Imunizações, Juarez Cunha.

Inicialmente, a vacina será aplicada somente nos chamados grupos de risco. Conforme divisão anunciada pelo ministério, a imunização será feita da seguinte forma: na fase 1, pessoas acima de 70 anos, imunocomprometidos, indígenas, ribeirinhos e quilombolas; na fase 2, pessoas com idade entre 60 e 69 anos; na fase 3, gestantes e puérperas; e na fase 4, profissionais de saúde.

“Essas populações, do que a gente tem nesses três anos de pandemia, são as pessoas que mais sofreram e mais sofrem com a doença. É importante termos um planejamento porque não tem vacina suficiente para incluir toda a população com a bivalente. A tendência é que, com o passar do tempo, a gente vá aumentando os grupos que vão receber.”

No Brasil, duas vacinas bivalentes, ambas produzidas pelo laboratório Pfizer, receberam autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para uso emergencial. Elas são indicadas como dose única de reforço para crianças e adultos, após dois meses da conclusão do esquema vacinal primário, ou como última dose de reforço.

“Para quem é recomendada a bivalente? Só como reforço. Para pessoas que foram plenamente vacinadas com o esquema primário que, em geral, são duas doses ou dose única. Mesmo para aquelas que já fizeram a terceira e a quarta doses, dois reforços”, disse Juarez. “Essas pessoas que têm essa vacinação já feita, desde que tenham se passado quatro meses da última dose, podem receber a bivalente.”

O ministério reforça que as vacinas monovalentes contra a covid-19 seguem disponíveis em unidades básicas de Saúde (UBS) para a população em geral e são classificadas como “altamente eficazes contra a doença”, garantindo grau elevado de imunidade e evitando casos leves, graves e óbitos pela doença.

“A aplicação da bivalente não significa que as vacinas monovalentes não continuam protegendo. Elas continuam protegendo, mesmo para a variante Ômicron, mas, claro, tendo a possibilidade de uma vacina desenhada mais especificamente para a variante circulante, a tendência é termos melhor resposta.”

Aplicação da Bivalente em União-PI

A Prefeitura de União realiza, desde o dia 28 de fevereiro, a aplicação da dose de reforço com a vacina bivalente contra a Covid-19.

Os primeiros a receberem foram as pessoas que vivem na Residência Terapêutica do município, mas vários públicos já estão recebendo as doses, conforme determinação do Ministério da Saúde.

A população pode buscar as salas de vacina do Programa em Saúde da Família (cada uma delas possui cronograma próprio) ou o Centro de Especialidades, na Secretaria de Saúde, das 8h às 11h30 e das 14h às 16h.

Veja os públicos contemplados nesta primeira etapa:

Para os demais públicos, a vacinação acontece nas UBS. Veja as doses disponíveis:

É necessário portar cartão de vacina, CPF/CNS e, no caso de crianças acompanhadas dos responsáveis, é obrigatório levar a caderneta de vacinação.

A vacina bivalente é forma atualizada da vacina, que garante também proteção contra as subvariantes ômicron.

A vacinação é a melhor forma para combater os casos graves da Covid.

 

Com informações da Agência Brasil e Prefeitura de União 

PUBLICIDADE
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Destaques

Facebook

Polícia

PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM

Destaques2 dias atrás

Gustavo Medeiros confirma Neerias Cavalcante como pré-candidato a vice em União

O Prefeito de União, Gustavo Medeiros, confirmou, neste sábado (04), o advogado Neerias Cavalcante como seu pré-candidato a vice na...

Destaques4 dias atrás

Campanha pede ajuda para unionense afetado pelas enchentes no RS

A família de Reyllan José Silva Lima, unionense que mora no Rio Grande do Sul, está pedindo ajuda financeira para...

Blogs4 dias atrás

Saiba quem foi Ulisses Coutinho Brandão, unionense homenageado no galpão da Agricultura Familiar no assentamento Marajá

No início desta semana (30/04), a Prefeitura de União inaugurou o Galpão da Agricultura Familiar Ulisses Coutinho Brandão, no Assentamento...

Destaques4 dias atrás

Concurso Unificado é adiado após tragédia no Rio Grande do Sul

A prova do Concurso Nacional Unificado que vai selecionar mais de 6 mil funcionários para a Administração Pública Federal, marcada...

Destaques5 dias atrás

INSS já começou a pagar 13º antecipado a quem recebe acima do mínimo

Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que ganham mais de um salário mínimo começaram a...

Miguel Alves5 dias atrás

Homem de Miguel Alves morre após acidente a caminho de velório no Maranhão

Um idoso, de nome Luiz Enéas, morador da localidade Mato Seco, zona rural de Miguel Alves, faleceu após um acidente...

Destaques6 dias atrás

Campanha de vacinação contra a gripe no Piauí é ampliada para o público geral

A campanha de vacinação contra a gripe no Piauí agora contemplará pessoas com mais de seis meses de idade. A...

Destaques6 dias atrás

Falta uma semana para fim do prazo para tirar o Título de Eleitor ou atualizar dados cadastrais

As cidadãs e os cidadãos têm exatamente 7 dias, a partir desta quinta-feira (2/5) para tirar o título de eleitor...

Destaques6 dias atrás

WhatsApp deixa de funcionar em 35 modelos de celulares; veja lista

A partir de hoje, 1º de maio, diversos smartphones não suportarão mais o WhatsApp, um dos aplicativos mais baixados mundialmente....

Destaques7 dias atrás

Eleições 2024: veja quem são os pré-candidatos à Prefeitura de União

O 1º turno das eleições municipais de 2024 está marcado para o dia 6 de outubro. As negociações por alianças...

PUBLICIDADE

clique união

PUBLICIDADE

Mais Acessadas