Pular para o conteúdo
União – PI --° Carregando previsão
Banner meio 970 x 120 cultura
Alerta Receita Federal

É FAKE: Mensagens sobre cobrança da Dívida Ativa no WhatsApp são golpe

Leitores do Clique União relatam ter recebido o aviso

Por Redação Publicado em

A Receita Federal emitiu, nesta quinta-feira (27), um alerta sobre uma nova tentativa de golpe que está circulando nos estados do Piauí, Maranhão e Ceará. Criminosos estão enviando mensagens que simulam comunicados oficiais do órgão, tentando convencer contribuintes a pagar supostos débitos tributários que não existem.

Segundo a Superintendência Regional da Receita Federal na 3ª Região Fiscal, os golpistas estão falsificando remetentes, modelos de documentos oficiais e até plataformas que imitam o ambiente do governo federal. As mensagens aparecem com o nome “Receita”, usam elementos visuais do órgão e do portal gov.br e chegam a exibir assinaturas falsas.

O texto geralmente afirma que o contribuinte possui débitos prestes a serem enviados para a Dívida Ativa da União, administrada pela Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN). Em alguns casos, os criminosos ameaçam bloqueio do CPF, impedimento de realizar PIX e oferecem “descontos de até 65%” para pagamento imediato.

PublicidadeCasa Nova

A Receita Federal destaca que o objetivo dos fraudadores é induzir o cidadão a clicar em links maliciosos, que podem instalar programas nocivos no celular ou até gerar pagamentos indevidos.

Leitores do Clique União também receberam mensagens falsas

Leitores do Clique União enviaram à Redação prints de mensagens que receberam em grupos de WhatsApp com o mesmo teor — simulando uma suposta “ação de cobrança da Dívida Átiva”, citando nome, CPF e ameaçando bloqueio de contas bancárias.

A mensagem possui características típicas de golpe: erros de português, texto alarmista, links suspeitos e ameaças que não são feitas por órgãos oficiais.

O que diz a Receita Federal

A Receita reforça uma série de orientações para evitar cair nesse tipo de golpe:

  • O órgão não envia e-mails, mensagens de WhatsApp ou SMS com links, cobranças ou ameaças de bloqueio.
  • Endereços de e-mail da Receita servem apenas para responder demandas iniciadas pelo próprio contribuinte.
  • Mensagens alarmistas devem ser ignoradas, mesmo quando não apresentam erros ortográficos.
  • Nunca clique em links ou abra anexos suspeitos.
  • Não realize pagamentos antes de confirmar se o DARF é verdadeiro.

Como verificar se há alguma pendência real

Os contribuintes devem consultar exclusivamente os canais oficiais:

  • www.gov.br/receitafederal
  • Portal e-CAC
  • Atendimento presencial ou pelos canais listados no site oficial.

Leia também