Connect with us

Politica

Administração Gustavo Medeiros completa 100 dias

O Prefeito Gustavo Medeiros (DEM) completa 100 dias do seu terceiro mandato, alternados, à frente da administração municipal de União. Nesta reportagem, o Clique União elenca alguns pontos alcançados e quais a nova administração ainda não conseguiu avançar. O Município ainda não conta com assessoria de comunicação, isto dificulta o acesso a informações sobre ações da gestão e o contato com o próprio gestor. As informações que baseiam esta matéria estão na observação de relatos da população que, checados, viraram notícia, poder legislativo local e publicações oficiais nas redes sociais da Prefeitura.

Gustavo Medeiros assumiu a atual administração no dia 01 de janeiro de 2021, tendo como vice a ex-vereadora Orcivane Coelho(PP), após uma vitória com ampla maioria nas urnas, reflexo da situação em que o município se encontrava no último ano da administração do seu antecessor, Dr. Paulo Henrique (PSD). O último ano foi marcado por escândalos envolvendo investigações policiais, cidade escura, ruas esburacadas, atraso na coleta de lixo e retirada de benefícios de profissionais.

Durante os primeiros cem dias de governo de Gustavo Medeiros: 

Atraso de Salários –  A gestão começou com o novo prefeito tendo dificuldades em conseguir alcançar uma das marcas da gestão de Gustavo Medeiros, que era o pagamento do funcionalismo público em dias. Os funcionários do Hospital de União, Dr. José da Rocha Furtado não haviam recebido, até o início do mês de março/2021, o vencimento referente à janeiro/2021 e que também estavam atrasados os pagamentos de fevereiro/2021. Além dos salários atrasados, os  profissionais seguem sem receber o adicional de insalubridade. Ressalta-se que em março foi pago 20% de adicional – metade do que era antes.

Transparência – O Portal da Transparência, que deveria integrar a política de acesso a informações públicas reconhecida pelo município de UNIÃO-PI, como meio para tornar possível o controle social, não está sendo efetivo. A Lei Complementar nº 131/2009 e Decreto nº 7.185/2010, e o direito de acesso à informação regulamentado na Lei nº 12.527/2011 deveriam garantir a transparência da gestão fiscal.
(https://acessoainformacao.org/uniao/portal)

Criação de novos cargos na prefeitura em plena crise econômica e pandêmica – Foi aprovada e sancionada a Lei 768/2021, proposta pelo Executivo, que permite o prefeito contratar até 8 pessoas de cargos comissionados com salários que variam entre R$ 5.000,00 a R$ 7.000,00.

Foi criada a Lei 004/2021 que aumentou de 11% para 14% a contribuição do servidor público municipal. Dos 13 vereadores, 03 votaram contra o Projeto. A Prefeitura de União informou que a alteração da Lei Municipal nº526/2008 é em decorrência da promulgação pelo Congresso Nacional da Emenda Constitucional nº103/2019, ou seja, o Presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, obriga os municípios a adequarem seus regimes ao da esfera Federal.

Por toda a cidade, continua a falta de reposição de lâmpadas. Vila Nova Conquista, Residencial São Sebastião são exemplos de locais com ruas inteiras na escuridão.

Falta de Médicos – Falta de especialistas para consultas na sede da Secretaria de Saúde – SOS – O local possui a tradição de ter presença de médicos especialistas,  como ginecologista  e ortopedistas. Atualmente, no SOS, só há atendimento para Nutricionista.  Em alguns postos de saúde não tem, sequer, clinico geral como é o caso da Unidade Básica Absalão Rodruiges Machado, no Povoado Mussum.

Nomeação de três pessoas diferentes para o mesmo cargo na Secretaria de Educação. Através das portarias 94, 95 e 100, os profissionais foram lotados para o cargo de Diretoria de Departamento de Ensino e Apoio Pedagógico, da Coordenação de Administração da Política da Educação, da Secretaria municipal de Educação. Após a repercussão do caso, o Município publicou errata alterando as funções.

Serviço de Fisioterapia paralisado. Antes, o Centro de Fisioterapia funcionava em uma casa alugada em frente ao Colégio Filinto Rêgo.   O espaço onde irá funcionar o Centro de Fisioterapia, na atual gestão, está em reforma.

Unidade Básica de Saúde do Divinópolis segue fechada. Uma reforma iniciou ainda na gestão do ex-prefeito Dr. Paulo Henrique, desde então, o posto de saúde local está fechado.

Falta de medicamentos no CAPS. Pacientes que fazem uso de medicamentos antipsicóticos, antidepressivos, neurolépticos, antiepilépticos e benzodiazepínicos com distribuição gratuita pelo Centros de Atenção Psicossocial estão sem receber os remédios há meses. Atualmente (10 de abril de 2021) o atendimento do CAPS está limitado a emissão de receitas.

Nos primeiros 100 dias de governo, Gustavo Medeiros realizou:

Aplicação de 5.114 doses de vacina contra a COVID-19, através da Secretaria Municipal de Saúde, seguindo o calendário nacional de imunização;

Instalação de tendas, cadeiras, bebedouro e pia para populares que aguardam na fila da Caixa Econômica Federal;

Recuperação de algumas ruas, através da Operação Tapa Buracos;

Recuperação das duas entradas da cidade pela PI 112 – que seria de responsabilidade do Governo do Estado – que estava praticamente intrafegável;

Reestabelecimento dos sinais de TVs no município. União estava há meses sem nenhum sinal de nenhuma emissora de TV;

Parceria com a Polícia Militar para reforço policial, na qual, o Município irá pagar a folga dos policias no intuito de aumentar o policiamento Ostensivo da cidade pertencente à 2a Companhia do 16° Batalhão da PM;

Aquisição de mais uma ambulância branca para o Hospital de União;

Limpeza do Parque Beira Rio. Um dos principais cartões postais da cidade recebeu limpeza, recuperação da iluminação e reforço na arborização;

Colocação de uma nova bomba no poço que abastece cerca de 30 famílias na localidade Serra Verde, limite com Miguel Alves;

Reativação do serviço de Correição para controle de animais nas ruas da cidade;

Reparos de urgência na estrutura na Unidade Básica de Saúde do Bairro Nossa Senhora das Graças.

Os pontos elencados nesta matéria estão atualizados até o dia 10 de abril de 2021.  A Prefeitura Municipal de União ainda não tem assessor de comunicação, o que dificulta a checagem de informações sobre ações da gestão e posicionamentos.

PUBLICIDADE

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Destaques

Facebook

Polícia

Mais Acessadas