Search
Close this search box.
logomarca com slogan

Apenas 12 profissionais se apresentaram pelo Mais Médicos no Piauí; 1 veio para União

Reportagem Clique União

Compartilhe!

Presidente da APPM, Gil Carlos, falou sobre encontro com presidente do TJ — Foto: Gilcilene Araújo/G1
Presidente da APPM, Gil Carlos, falou sobre encontro com presidente do TJ — Foto: Gilcilene Araújo/G1

Dos 199 médicos inscritos no programa Mais Médicos no Piauí apenas 12 se apresentaram ao local de trabalho. A situação preocupa os prefeitos e moradores das cidades que dependem desses profissionais para garantir saúde básica na região, como Guaribas e Júlio Borges.

O presidente da Associação Piauiense de Municípios (APPM), Gil Carlos, informou que a expectativa era positiva para que as vagas fossem preenchidas por médicos brasileiros mas até o momento, apenas 12 médicos tinham se apresentado. O prazo para se apresentar vai até o dia 14 de dezembro.

“Isso nos provoca uma preocupação de descontinuidade de serviço que é muito importante, da assistência a saúde para a população”, disse.

Os profissionais já começaram os trabalhos nos municípios de Altos, Avelino Lopes e União, cada um com um profissional; Campo Maior, com dois; Cocal, com três; e Pio IX, com quatro.

Além desses, outros 21 médicos validaram as inscrições, sem iniciar ainda os trabalhos, para os municípios de Altos (1), Campo Maior (3), Jaicós (2), Luis Correia (2), Miguel Alves (3), Monsenhor Gil (3), Monte Alegre (1), Nossa Senhora de Nazaré (1), Pedro II (2), Pimenteiras (2) e Prata do Piauí (1).

Alguns municípios piauienses estão sem médicos porque tinham atendimento exclusivo dos cubanos, como por exemplo, Guaribas do Norte, no extremo sul do estado e Julio Borges, a 821 km de Teresina.

Gil Carlos ressalta a importância do programa, pois resolve 80% das demandas de saúde da região, além de desafogar os hospitais e faz um apelo para que os médicos que se inscreveram se apresentem até o dia 14 de dezembro.

“Quando há falta do médico isso causa um transtorno aumentando a demanda sobre as especialidades, hospitais e termina provocando um grande transtorno para a população. Fazemos um apelo, a data limite é até 14 de dezembro, que os médicos que se habilitaram, se cadastraram no programa, de fato venham se apresentar nos seus postos de trabalho”, pediu.

Fonte: G1

Compartilhe!

Veja também
Matérias relacionadas
SEM CONTEÚDO PARA MOSTRAR