Nesta quinta-feira, 13, a Câmara Municipal de União aprovou o novo piso salarial para os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate a Endemias (ACE), que será pago a partir de fevereiro, com valores retroativos a janeiro de 2025. A medida acompanha a aprovação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2025 pelo Congresso Nacional. O piso salarial dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate a Endemias é pago pelo governo federal, que repassa o valor aos municípios.
Com o novo cálculo, o piso salarial nacional das categorias ACS e ACE será de R$ 3036 em 2025, o que representa o dobro do valor do salário mínimo. A aprovação é um marco importante para os profissionais, que desempenham um papel essencial na promoção da saúde pública e no combate a doenças endêmicas em todo o país.
O vereador Bruno Marinho destacou o compromisso do poder executivo em encaminhar o Projeto de Lei que propõe o reajuste dos salários dos ACSs e ACEs. “Sabemos que são duas categorias de profissionais que têm fundamental importância para o bom andamento da saúde em nosso município. Portanto, esperamos que, com o reconhecimento do pagamento do piso salarial, esses profissionais se sintam cada vez mais motivados para desempenhar suas funções no dia a dia com a população. Parabenizo a gestão do nosso prefeito Gustavo Medeiros pelo compromisso de sempre valorizar os servidores.”