Familiares de pessoas que recebem material higiênico através de auxílio da Secretaria Municipal de Saúde de União relatam que há algum tempo não tem recebido mais o material completo. De acordo com, pelo menos, duas beneficiárias o normal seria receberem no “SOS” 150 sondas e 10 pacotes de fraldas por mês, mas que ultimamente recebem 30 sondas, e nem todos os meses acontece a distribuição.
“Tenho uma filha que precisa do uso de fraldas e sonda e a ‘secretária’ estar a 2 meses sem fornecer e ela não pode ficar sem o uso da sonda devido ter uma bacteria alojada na bexiga e agora mesmo estar dando febre devido a bacteria e quando eu vou la a resposta e sempre mesma nao tem e nem previsão“, conta a mãe de uma garota de 6 anos, cadeirante, que faz uso de sonda e fraldas.
“A norma é a gente receber de quinze em quinze dias um total X de fraldas. No caso da minha mãe, óleo de girassol, gases, siringa. Então, hoje não tem nada, nada. Semana que passou só deram as seringas pra ela e mais nada. Já tá com mais de doses meses que a gente não recebe fraldas, não recebe nada“, conta uma mulher que cuida da mãe idosa de 77 anos e acamada.
Entramos em contato com a Secretaria Municipal de Saúde. No caso da primeira entrevistada, a Secretaria forneceu 10 sondas e 3 pacotes de fraldas através do Hospital de União.
Sobre as reclamações no geral, a Secretária Elaine Melo disse que não procedem. “Nao temos 2 meses sem fornecer a ajuda de fraldas . Em janeiro foi entregue. E estamos finalizando os contratos para nova aquisição pela licitação”, disse a Secretária .