A Promotoria Eleitoral da 16ª Zona Eleitoral do Piauí promoveu, nesta segunda-feira (30), audiência na sala da 2ª Promotoria de Justiça de União com os candidatos à prefeitura de União, Gustavo Conde Medeiros e Ramiro Saraiva Nery, para assinatura da Carta “Eu me comprometo com a Primeira Infância”. A audiência foi conduzida pelo promotor Rafael Maia Nogueira.
Além dos candidatos à prefeitura de União, também foram convidados a assinar o documento, os candidatos que concorrem à prefeitura do município de Lagoa Alegre.
O candidato à prefeitura de Lagoa Alegre, Osael Moita Leal, mesmo ausente à audiência, realizou a assinatura digital da carta. Já o candidato Francisco Wagner Sampaio Barros não compareceu à solenidade e atribuiu a ausência aos compromissos de campanha.
A Carta de Compromisso inclui 27 medidas que contemplam atenção às pessoas gestantes, imunização de crianças, alimentação de qualidade, direito à creche, transporte escolar seguro, acesso à água potável, benefícios sociais, crescimento saudável e cooperação entre entes federativos para que seja assegurada a atenção integral à primeira infância.
O documento visa reafirmar o compromisso de todos os candidatos à prefeitura de municípios piauienses com as políticas públicas voltadas para as crianças de 0 a 6 anos, reconhecendo a importância de investir nesta etapa crucial da vida.
A Carta “Eu me comprometo com a Primeira Infância” prevê ainda a participação ativa do Tribunal de Contas, do Ministério Público, dos conselhos, dos comitês, da Câmara de Vereadores, da sociedade e das famílias do município, para acompanhar e exigir a execução adequada das ações e políticas públicas, assegurando que todas as gestantes e crianças tenham seus direitos garantidos. As informações são do Ministério Público do Piauí.