Connect with us

Covid-19

Comércio de União reabre nesta segunda-feira (08)

Publicado

em

O município de União se prepara para a reabertura, de forma gradual e organizada, do comércio local. Na manhã da última quarta-feira (03), o Prefeito Dr. Paulo Henrique, reuniu-se com a equipe da Secretaria de Saúde e da Vigilância Sanitária, Polícia Militar e Secretaria de Desenvolvimento Econômico para estruturação do projeto de flexibilização do comércio.

Na quinta-feira (04), teve início o treinamento junto aos comerciantes sobre as recomendações a serem seguidas e para que eles possam transmitir as instruções dos cuidados, regras e adaptação aos demais colaboradores e clientes. A medida tem como base o decreto do Governo do Estado.

Segundo o Secretário de Desenvolvimento de União, França, a partir de amanhã, segunda-feira (08), os comércios que permaneciam fechados já estão liberados para funcionar de acordo com o treinamento realizado, no turno da manhã.

Os únicos que podem abrir durante manhã e tarde são os considerados essenciais.

“Todos que participaram do treinamento estão sabendo das suas obrigações que são necessárias para que o comércio não torne a fechar. Só depende da gente. Cuidado com os clientes e funcionários para que continuem abertos”, disse França, que ainda frisou que o horário de abertura é de 8h às 12h.

“Por enquanto, o horário é esse: 8h às 12h, apenas pela manhã. Na parte da tarde, apenas os essenciais que permanecem seguindo as regras já conhecidas de higiene e distanciamento”, explicou o Secretário de Desenvolvimento do município.

O prefeito falou sobre a forma como irá acontecer a reabertura do comércio local. “A reabertura organizada se dará conforme protocolos sanitários, garantindo proteção para todos, empresas, funcionários e clientes, sendo que cada empresa, para abrir as portas, assinará Termo de Compromisso Sanitário, podendo ser responsabilizada caso não cumpra os termos exigidos pelas organizações de saúde. Queremos fazer tudo de maneira organizada para garantir a segurança dos unionenses e para isso contamos com a colaboração de todos”, disse o gestor.

O decreto no Piauí

De acordo com o site G1 Piauí, em reunião realizada neste sábado (6), o Governo do Piauí decidiu prorrogar até 22 de junho o decreto de isolamento social, ao mesmo tempo em que o Comitê de Operações Emergenciais, criado para traçar estratégias de combate à pandemia de coronavírus, aprovou um plano para reabertura das atividades econômicas no estado. O chamado Pro Piauí (Pacto de Retomada Organizada) será regulado em decreto e apresentado na próxima segunda-feira (8).

Com base na deliberação, o governador Wellington Dias (PT) irá editar novos decretos na segunda (8) estabelecendo novos parâmetros para os primeiros setores contemplados. Segundo o governador, a cada segunda-feira os dados sobre a transmissibilidade do coronavírus no Piauí serão analisados, e com base na evolução deles, novas decisões podem ser tomadas.

Facebook

Notícias Destaques

Polícia

Mais Acessadas