Os candidatos aprovados no concurso para a Guarda Municipal de União permanecem sem convocação e aguardam uma análise do Ministério Público sobre o andamento do certame. De acordo com o edital, o resultado final das provas seria divulgado em junho de 2024, mas, devido ao ano eleitoral, a expectativa de convocação foi adiada para após as eleições.
Em 25 de julho de 2024, o Ministério Público instaurou um Atendimento ao Público (AP)/Protocolo, após uma reclamação coletiva que apontava possíveis irregularidades durante as fases do concurso. Candidatos relataram uma série de supostos problemas nas provas objetivas, na avaliação física (TAF) e nos exames médicos; que estão sendo avaliados pelo Ministério Público. O Município foi orientado a não realizar a nomeação dos aprovados, até que o MP dê retorno sobre a demanda aberta. A previsão é de que uma nova decisão sobre o andamento do certame seja tomada ainda nesta semana.
A Prefeitura de União informou que o Ministério Público solicitou ou questionou aspectos relacionados ao concurso, ressaltando que não é possível retroceder no processo. A administração municipal afirmou que, nos próximos dias, uma decisão quanto ao resultado final, deve ser anunciada.
Cerca de duas mil pessoas realizam prova da Guarda Municipal de União
Aprovados no Concurso da Guarda Municipal de União devem ser convocados após as eleições/2024