As Unidades Básica de Saúde dos bairros São Sebastião, Beira Rio e Cruzeiro estão fechadas desde a última segunda-feira, 08, para cumprimento de isolamento social dos servidores, conforme protocolo do Ministério da Saúde, em caso de suspeita de contaminação pelo Novo Coronavírus. Outras Unidades de Saúde estão fechadas para reforma e sem previsão de reabertura, ou por falta de medicamentos e material de proteção dos funcionários.
Segundo o Sindicato dos Servidores Públicos do Município de União – SSPU, trabalhadores da Saúde estão deixando de prestar atendimentos à população por falta de Equipamentos de Proteção Individual – EPIs, ou de medicamentos básicos nos postos. De acordo com a representante dos servidores públicos do Município, Lucélia Saraiva, dos cinco postos de saúde na zona urbana de União, três estão fechados e estão funcionando de forma improvisada.
“Desses cinco, só dois estão abertos. Que é a Vila e o que está funcionando no SOS. Sendo que de médico até ontem [09/06] só tinha 1 pra zona urbana toda que é onde se concentra quase 100% dos casos. Porque o posto que está funcionando no SOS só tem enfermeira”, relata a presidente do SSPU.
As Unidades Básicas de Saúde do Bairro Nossa Senhora das Graças e do povoado Divinópolis estão fechadas para reforma. A UBS Ana Nery, no Povoado David Caldas, na última quarta-feira,10, estava fechada e com um comunicando que no local faltam EPIs e água sanitária.
Procuramos a Prefeitura de União sobre previsão de regularização no fornecimento de EPIs para os trabalhadores nas Unidades Básicas de Saúde ou alguma orientação sobre o atendimento, mas até o momento não tivemos retorno.
Foto: SSPU