Véspera das Eleições

E-título deve ser baixado até este sábado (5)

No dia de votação, o download será suspenso pela Justiça Eleitoral para evitar instabilidade…

Reportagem Clique União

Compartilhe!

Foto Clique União

As Eleições Municipais se aproximam, e a Justiça Eleitoral orienta que as eleitoras e os eleitores baixem com antecedência o aplicativo e-Título. Isso porque, só será possível realizar o download do app até o sábado, 05 de outubro, véspera da eleição. Após essa data, a emissão será suspensa para evitar instabilidade no sistema, retornando no dia 07 de outubro. Para quem já tem o aplicativo, é importante realizar a atualização para o funcionamento pleno das funções.

O eleitor que pretende usar o título digital para votar no primeiro turno das eleições municipais de 6 de outubro deve baixar o aplicativo e-Título para celulares.

O aplicativo é gerido pela Justiça Eleitoral e pode ser utilizado como documento de identificação para votar e acessar o endereço do local de votação, além de permitir a justificativa pela ausência na votação.

O e-Título pode ser baixado gratuitamente nas lojas de aplicativos Apple e Android. Em seguida, o usuário deve preencher os dados pessoais solicitados e validar o acesso ao aplicativo.

Para conseguir votar com o título digital, o aplicativo deve conter a biometria, a foto do eleitor e deve estar atualizado. Se essas condições não estiverem preenchidas, o eleitor só poderá votar com um documento oficial com foto, como a carteira de identidade, Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou carteira de trabalho.

O aplicativo tem cerca de 75 milhões de downloads e 46 milhões de contas cadastradas. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mais da metade das contas cadastradas não estão com o app atualizado e devem fazer o procedimento, que deve ser realizado na aba de atualização da loja do aplicativo.

No dia da votação, o eleitor não poderá entrar na cabine portando o aparelho celular, que deverá ser deixado com os mesários.

Justificativa

Além de servir como título de eleitor digital, o e-Título poderá ser usado pelo cidadão que não vai comparecer às urnas no próximo domingo.

Pelas regras eleitorais, o eleitor que não estiver em seu domicílio eleitoral deverá justificar ausência na votação. A restrição ocorre porque não há possibilidade de voto em trânsito nos pleitos municipais.

O prazo para justificativa é de 60 dias após cada turno. Quem não votar no primeiro turno pode votar no segundo ou vice-versa. As informações são do TRE e Agência Brasil.

 

Compartilhe!

Veja também
963ac37f-3cc3-47b9-a3cb-427e0da7afcc (1)

Receptação

Veículo com restrição de roubo foi apreendido após comprador desconfiar da procedência e procurar a…
IMG_8627

99% das vagas

Dados do Caged referentes ao ano de 2024…
WhatsApp Image 2025-06-18 at 15.56.30 (1)

providências

O local estava sendo usado por bandidos e como ponto de descarte irregular de lixo….
Câmara Municipal

Cidadania

Evento promove diálogo sobre equidade, direitos e participação da pessoa idosa…
0e44f289-33df-4f99-9c81-b5d7cf68eab9

Reinauguração

Veja fotos e cobertura em vídeo!…
Antigo prédio da Supervisão Estadual de Ensino

ABANDONO

Sem portas e janelas, o prédio abandonado tem servido de esconderijo para bandidos….
Matérias relacionadas
427fec9f-7f77-4509-b31b-9a235bf0e249

Confira a cobertura em vídeo!…
IMG_8650

Catolicismo

Assista ao vídeo!…
IMG_8627

99% das vagas

Dados do Caged referentes ao ano de 2024…
IMG_8602

No CETI Fenelon

Entrada para assistir: R$5,00…
Câmara Municipal

Cidadania

Evento promove diálogo sobre equidade, direitos e participação da pessoa idosa…
0e44f289-33df-4f99-9c81-b5d7cf68eab9

Reinauguração

Veja fotos e cobertura em vídeo!…