Em 6 de janeiro, é celebrado o Dia de Reis; Mestre do Reisado unionense tem 113 anos

Reportagem Clique União

ACESSIBILIDADE:

Compartilhe!

WhatsApp Image 2024-01-06 at 10.30.03

O Dia de Reis é celebrado em 6 de janeiro e segundo a tradição cristã, a data marca o fim do ciclo natalino. Por isso, é o momento em que as famílias desmontam os enfeites de Natal, como árvores e presépios. Mas é feriado?

A data foi feriado nacional no Brasil até 1967, por ser considerado dia santo. A partir deste ano, a legislação sobre o tema mudou, e o Dia de Reis e outras comemorações católicas não estão mais no calendário de feriados oficiais. Na cidade de Natal, Rio Grande do Norte, 6 de janeiro é feriado municipal, e comemora o Dia de Santos Reis.

Mestre do Reisado unionense está com 113 anos

No início dos anos 2000, Chico Estevão comandou, por alguns anos, um grupo de reisado que se apresentava entre o dia 01 e 06 de Janeiro nas localidades São Romão, Riacho Fundo, Lagoa dos Macacos, Mussum, Estrela, Marajá e Lagoa do Egito.

Eles andavam nas casas, à noite, acordando os moradores com cantorias e, em seguida, dançavam no terreiro (frente da casa) da família.

O Grupo de Reisado Mestre Estevão participou de vários eventos folclóricos na cidade de União, como na dança de reisado na abertura do São João de União do ano de 2017. Atualmente, reside em Teresina.  De acordo com a carteira de identidade, seu Chico Estevão nasceu no dia 12 de Junho de 1910.

O que a data significa?

O dia de Natal é o momento em que as religiões cristãs comemoram o nascimento de Jesus, no dia 25 de dezembro. Já o Dia de Reis representa a visita dos reis magos ao menino Jesus. E é por isso que, na próxima missa dominical, conforme o calendário litúrgico do catolicismo, é celebrada a Epifania do Senhor, que significa a manifestação de Deus encarnado.

O período coincide ainda com a lembrança do batismo de Jesus, já na fase adulta, por São João Batista, dando início, na agenda católica, ao intervalo conhecido como Tempo Comum, quando a decoração de Natal não condiz mais com o contexto das leituras bíblicas nas missas.

Na Bíblia, o Dia de Reis aparece no Evangelho de São Mateus (Mt 2 1-12), conforme o trecho abaixo:

“Depois que Jesus nasceu em Belém da Judeia, nos dias do rei Herodes, magos vindos do Oriente chegaram a Jerusalém e perguntaram: ‘Onde está o recém-nascido rei dos judeus? Vimos a sua estrela no Oriente e viemos adorá-lo’. Quando o rei Herodes ouviu isso, ficou perturbado, e com ele toda a Jerusalém. Tendo reunido todos os chefes dos sacerdotes do povo e os mestres da lei, perguntou-lhes onde deveria nascer o Cristo”.

Compartilhe!

Veja também
WhatsApp Image 2026-08-29 at 07.14.39

EDUCAÇÃO

Estudantes podem parcelar dívidas e limpar nome no BB e na Caixa…
507B442C-ED3C-4FC6-BBE9-6A61B5A50B80

Eleições 2026

Primeiro programa das eleições de 2026 foi exibido nesta sexta-feira (28); ordem de aparição foi…
546be1f3-949c-475c-8706-2fae78ff7880

Festejos SRN

No Palco Principal – Parque Beira Rio…
WhatsApp Image 2026-08-27 at 16.49.35

diversidade

A edição de 2026 reafirma esse legado de 30 anos de trajetória…
WhatsApp Image 2026-08-27 at 16.15.37

perda total

O caminhão transportava sofás…
Matérias relacionadas
IMG_1895

Queda de 70%

Os números apresentados nesta matéria foram divulgados pela própria Guarda Civil Municipal…
912806a9-2465-451a-b3ae-e3533f4795ff

Identidade Cultural

Selecionados por meio de edital da Política Nacional Aldir Blanc…
b82058a3-1cc5-4abd-8735-33550ee47ede

Chamamento Público

Os 12 contemplados no Edital José Benício assinam o Termo de Premiação durante cerimônia…
IMG_0085

Economia

Programa do governo federal oferece descontos, juros menores e parcelamento…
IMG_9764

Zona Rural

Trecho que liga as duas localidades…