No próximo dia 03 de dezembro, a TV Clube, afiliada Globo no Piauí, completa 50 anos de inauguração. Fundada pelo professor e advogado unionense, Valter Alencar, a Clube foi a primeira emissora de TV do Piauí, inaugurada em 3 de dezembro 1972.
O homem pioneiro, nasceu e viveu os primeiros anos de vida na cidade de União. O primeiro de uma família de oito irmãos foi estudar ainda jovem em Teresina, de onde partiu para Belém (PA), onde se formou em Direito. Foi em União que ele também manteve algumas de suas amizades e onde comemorou a realização do seu maior sonho.
Segundo o amigo, o médico José Edmilson do Rego (Dr. Edmilson), foi na sua casa, junto com familiares e amigos que o professor Alencar festejou a conquista da concessão em 1966 e inauguração da TV Rádio Clube em dezembro de 1972.
“Nos juntamos na casa de dona Consuelo, mãe de Valter Alencar, e fizemos uma grande festa com muitos foguetes. Este foi um dia que vi Dr. Valter em extrema alegria e felicidade. Ele gritava, ria, pulava e agarrava sua mãe dizendo: ‘fomos vitoriosos. Graças a Deus, fomos vitoriosos!’”, relatou.
O casarão onde viveu Valter Alencar segue erguido em frente à Praça Barão de Gurgueia, em União.
Teresa Rebelo, filha de Valter Alencar, diz que o pai teve que superar muitos obstáculos para realizar seu sonho.
“Meu pai era um idealista, ele resolveu criar uma ‘Universidade do Ar’, para trazer à população conhecimento de fora por meio da televisão. Ele tinha a Rádio, mas ele queria mais e quando viajava pra fora, ele via que já existiam emissoras em outros estados e queria aqui também. Depois de lutas, batalhas e decepções, ele conseguiu trazer o primeiro canal de televisão ao Piauí. Ele lutou muito, trabalhou e se desfez de muitos recursos que tinha para poder concretizar o sonho”, conta.
Na noite da próxima sexta-feira, 02, a emissora vai exibir o programa Globo Repórter, uma edição especial gravada em vários municípios do Piauí, dentre eles, União.