Connect with us

Destaques

Entenda os boatos sobre suposto gasto de 1 milhão de reais com decoração natalina em União

Publicado

em

Nos últimos dias, especulações de que a Prefeitura de União havia gasto o valor de um milhão de reais para ser usado nas decorações natalinas, foram divulgadas.

A reportagem do Clique União procurou o responsável pelas finanças do Órgão para colher mais detalhes sobre o caso. Foi confirmada a licitação, porém não o gasto.

“Não foi gasto esse valor e nem necessariamente será gasto ou comprado. As licitações foram feitas para durarem um período de um ano. O valor de R$1.000.000,00 não foi gasto, nem contratado para a decoração natalina. As informações divulgadas que a prefeitura gastou 1 milhão para os enfeites natalinos são totalmente levianas. Trata-se de um ajuste de preço numa espécie de prateleira de licitações. O documento fica lá prontinho. Se precisar, usa. Mas não chegamos nem perto disso. Quem divulga o contrário, está agindo de má fé.”, explicou o Secretário de Finanças do Município, Leonardo Menezes.

O valor da licitação em questão, seria usado então, durante um ano para ações da Secretaria de Ação Social e Cidadania, e que, sua atribuição não significa, necessariamente, que o total do dinheiro, de fato, seria liberado para a Prefeitura.

Conversamos com a Secretária de Ação Social e Cidadania, Martina Cavalcante, e ela disse que o nome da licitação é apenas uma formalidade que precisa ser preenchida no ato do envio e não condiz com as especificações dos gastos totais.

“A licitação pode ser usada para os serviços ofertados pela SEMASC no período de um ano”, disse Martina. A matéria completa com as explicações da secretária, você acompanha nesta sexta-feira, 20, através do Informativo Clique No Ar.

No mês de novembro deste ano, outras especulações foram divulgadas sobre valores de licitações e suas devidas utilizações.

Em redes sociais, postagens referiam-se a gastos da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, sob a responsabilidade da nova secretária Suely Medeiros, que assumiu a pasta em meados de setembro/2019, substituindo o até então secretário França, que foi conduzido para a Secretaria de Desenvolvimento.

As postagens diziam que cerca de 300 mil reais já haviam sido gastos pela nova secretária que havia assumido há apenas um mês.

Na ocasião, procuramos, mais uma vez, a Prefeitura cobrando as devidas explicações sobre as afirmações e a contabilidade da PMU informou que as postagens continham inverdades.

“Realmente a licitação do esporte foi no valor de R$257.352,34, porém não para uso de apenas 2 ou 3 meses, mas para a despesa de um ano todo, incluindo pagamento do pessoal, encargos, etc”, disse.

A contabilidade da Prefeitura concluiu dizendo que , quem trabalha com licitações compreende que essas etapas são padrões e as nomeações de cada documento licitatório como por exemplo, Licitação para materiais decorativos e artesanais ou Licitação para materiais esportivos e de construção para reforma de praças esportivas, trata-se de apenas um protocolo que precisa ser cumprido no requerimento, o que não implica em dizer que seja a única razão para que se use o dinheiro solicitado.

A DECORAÇÃO NATALINA NA CIDADE

A abertura da decoração natalina será realizada no dia 20, sexta-feira, às 18h. A programação conta, ainda, com apresentação do Coral de crianças e jovens de União, chegada do papai noel com desfile pela Avenida Filinto Rêgo, sorteio de brindes e demais atividades.

A decoração da Praça da Igreja ainda não foi apresentada ao público e está sendo feita com peças produzidas com materiais sustentáveis e outros materiais que estavam no depositados no galpão da CIBRAZEM.

Leia a matéria completa da programação CLICANDO AQUI!!!

Além da decoração a ser inaugurada na praça da Igreja, a cidade já conta com luzes simples de natal dispostas no decorrer dos principais pontos da cidade, Avenida Filinto Rêgo e Praça do Ginásio, como registrado pela fotógrafa do Clique União, Lays Santos.

Imagem da Praça da Igreja, com decoração ainda não concluída.

 

Avenida Filinto Rêgo

Avenida Filinto Rêgo

Praça do Ginásio

 

 

Facebook

Notícias Destaques

Polícia

Mais Acessadas