Uma operação integrada entre as Polícias Civil e Militar de União resultou na prisão de Irlande do Nascimento Viana, conhecido como “Pedim”, condenado por crimes de estupro e roubo. Entre os crimes atribuídos a ele, está um caso de grande repercussão, em que ele estuprou uma mulher na presença do namorado. Ele é acusado de, pelo menos, quatro abusos sexuais, entre eles, o estupro da mulher de um Policial Militar.
Pedim, de 36 anos, natural de Teresina, era fugitivo da Justiça do Maranhão, onde foi condenado a 26 anos, 7 meses e 11 dias de prisão em regime fechado. O condenado começou a cumprir a pena em 19 de dezembro de 2008, progrediu para o regime semiaberto em 29 de janeiro de 2019 e fugiu no dia 3 de setembro de 2024, enquanto realizava trabalhos externos.
Além dos crimes de estupro, ele também é acusado de assaltos e homicídios, com pelo menos sete mandados de prisão emitidos contra ele somente na área do 2º Distrito Policial de Timon, no Maranhão.
A Polícia de União foi informada de que o foragido estaria na região há quase um mês. O Mandado de Prisão foi cumprido no final da manhã desta quarta-feira (5), no Povoado Novo Nilo, zona rural de União durante uma ação realizada por policiais civis da Delegacia Seccional de União, em parceria com o serviço reservado da Polícia Militar, sob a liderança do Cabo Pedro Paulo de Castro. A operação foi coordenada pelo Delegado Pablo Gustavo, titular da Delegacia de União.
Agora, o condenado voltará para o sistema prisional no regime fechado e perderá 1/3 dos dias remidos que havia conseguido através do trabalho durante a prisão.