Os moradores da zona urbana de União, rotineiramente, convivem com a fumaça provocada por caeiras, queimada de lixo ou de cana-de-açúcar, das proximidades da zona urbana. A situação se repete ano após ano, principalmente no período mais seco.
Na noite dessa terça-feira (04), diversos moradores relataram, nas redes sociais e diretamente ao Clique União, estarem passando por dificuldades provocadas por uma cortina de fumaça que encobriu a cidade. Muitas casas amanheceram com o piso e móveis repletos de cinza acumulada.
Boa parte da cidade de União fica nas proximidades de canaviais que são preparados para a colheita com o uso de fogo.
Nas reclamações sobre a forte fumaça que atinge milhares de pessoas, é comum o problema ser relacionado à queima de canas provocadas pela COMVAP. Em Nota, a empresa informou que não tem canas plantadas nas imediações de União e que, nas suas propriedades, a preparação da colheita é feita, seguindo à risca, as exigências ambientais (Confira a Nota na íntegra no final da matéria).
Nós não conseguimos localizar os responsáveis por plantação de canas próximas de União.
Em União, as Denúncias podem ser feitas no setor da Vigilância Sanitária no prédio da Secretaria de Saúde e, em alguns casos, na Secretaria do Meio Ambiente.
NOTA ESCLARECIMENTO
A COMVAP esclarece, em primeiro lugar, que não tem canavial próximo à cidade de União. Esclarece ainda que “queimada” é diferente de “queima controlada”, medida esta prevista em Lei Estadual e que deve ocorrer de forma responsável, obedecendo a todos os critérios estabelecidos na legislação, inclusive com comunicação aos órgãos competentes, como a Secretaria de Meio Ambiente, por exemplo. A Comvap destaca ainda que mantém brigada de Incêndio própria e todo o processo é acompanhado por um caminhão bombeiro da frota da Companhia exatamente como medida preventiva.
Por fim, a empresa reforça que se junta aos órgãos e instituições do município e do governo estadual, reafirmando a importância de campanhas educativas sobre queima controlada com produtores, fornecedores e a comunidade de uma forma geral, no sentido de fornecer informações, orientações e conscientização sobre prevenção e combate a incêndios.
Atenciosamente, Ascom Comvap