Grupo de gestantes Celetistas denuncia que não recebe salário há dois meses

Reportagem Clique União

ACESSIBILIDADE:

Compartilhe!

20201231_090039

Um grupo de gestantes que prestou serviços para a Prefeitura de União está denunciando que não recebem salário há dois meses. Por estarem grávidas, elas dizem ter direito à estabilidade temporária. A Prefeitura de União alega irregularidade no contrato e uma insegurança jurídica para o pagamento.

Nós somos 4 gestantes que trabalhamos na gestão passada e somos seletitas. Estamos há 2 meses sem receber dinheiro. Trabalhamos na Secretaria de Saúde. A nova gestão quer dizer que nós não temos direito. De acordo com a lei temos direito sim a receber nosso dinheiro até ter nossos bebês“, relatou umas das gestantes.

A Prefeitura de União disse que houve uma irregularidade no contrato de trabalho e o Município não pode fazer o pagamento por não ter uma segurança que tal pagamento seria regular. “Na verdade esse problema atinge nove gestantes. A validade do seletivo foi prorrogada por mais um ano, até fevereiro de 2021, mas no final da gestão anterior uma portaria suspendeu todos os contratos e não fez exceções às grávidas. Além disso foi constada uma irregularidade na prorrogação da validade do Seletivo. Por isso não podemos pagar, sob risco de comenter uma irregularidade administrativa”, explicou Bruno Marinho. O Secretário de Finanças disse, ainda, que a Procuradoria do Município está analisando o caso para saber qual a solução.

Sobre a situação, a pedido do Clique União, a OAB-PI  se manifestou sobre o caso e disse  que a estabilidade para gestantes é um direito constitucional, mas é preciso analisar a legalidade do vínculo. “A estabilidade é uma regra Constitucional independentemente de ser setor público ou privado. É um direito legal e constitucional a estabilidade até cinco meses após o parto. Agora é preciso ver como foi feito o vínculo, se lícito ou não”, explicou Dra Heloisa Hommerding, Preseinte da Comissão do Direito do Trabalho da OAB-PI.

Compartilhe!

Veja também
db2d58d7-7459-4721-8f5a-514d1384e55c

APLICATIVO CNH DO BRASIL

Nova regulamentação prevê processo digital integrado ao Renavam…
4997df1e-5473-4182-91a5-3cd041ee0a7d

Entre Teresina e União

14 pessoas estavam na van…
WhatsApp Image 2026-08-20 at 16.33.52

EDUCAÇÃO

Ao todo, 1.912 estudantes de 183 municípios do Piauí avançaram para esta etapa….
WhatsApp Image 2026-08-19 at 17.35.17

SAÚDE

Objetivo é atualizar a caderneta vacinal…
IMG_1582

Busca na escuridão

Vítima havia caído em uma área de mata fechada e não foi localizada pelas primeiras…
IMG_1577

Problema antigo

Os obstáculos foram instalados após assalto a banco há mais de uma década…
Matérias relacionadas
912806a9-2465-451a-b3ae-e3533f4795ff

Identidade Cultural

Selecionados por meio de edital da Política Nacional Aldir Blanc…
b82058a3-1cc5-4abd-8735-33550ee47ede

Chamamento Público

Os 12 contemplados no Edital José Benício assinam o Termo de Premiação durante cerimônia…
IMG_0085

Economia

Programa do governo federal oferece descontos, juros menores e parcelamento…
IMG_9764

Zona Rural

Trecho que liga as duas localidades…
hospital de união

Uso Obrigatório do Capacete

Segundo levantamento do Hospital Municipal Dr. José da Rocha Furtado…