Grupo de gestantes Celetistas denuncia que não recebe salário há dois meses

Reportagem Clique União

ACESSIBILIDADE:

Compartilhe!

20201231_090039

Um grupo de gestantes que prestou serviços para a Prefeitura de União está denunciando que não recebem salário há dois meses. Por estarem grávidas, elas dizem ter direito à estabilidade temporária. A Prefeitura de União alega irregularidade no contrato e uma insegurança jurídica para o pagamento.

Nós somos 4 gestantes que trabalhamos na gestão passada e somos seletitas. Estamos há 2 meses sem receber dinheiro. Trabalhamos na Secretaria de Saúde. A nova gestão quer dizer que nós não temos direito. De acordo com a lei temos direito sim a receber nosso dinheiro até ter nossos bebês“, relatou umas das gestantes.

A Prefeitura de União disse que houve uma irregularidade no contrato de trabalho e o Município não pode fazer o pagamento por não ter uma segurança que tal pagamento seria regular. “Na verdade esse problema atinge nove gestantes. A validade do seletivo foi prorrogada por mais um ano, até fevereiro de 2021, mas no final da gestão anterior uma portaria suspendeu todos os contratos e não fez exceções às grávidas. Além disso foi constada uma irregularidade na prorrogação da validade do Seletivo. Por isso não podemos pagar, sob risco de comenter uma irregularidade administrativa”, explicou Bruno Marinho. O Secretário de Finanças disse, ainda, que a Procuradoria do Município está analisando o caso para saber qual a solução.

Sobre a situação, a pedido do Clique União, a OAB-PI  se manifestou sobre o caso e disse  que a estabilidade para gestantes é um direito constitucional, mas é preciso analisar a legalidade do vínculo. “A estabilidade é uma regra Constitucional independentemente de ser setor público ou privado. É um direito legal e constitucional a estabilidade até cinco meses após o parto. Agora é preciso ver como foi feito o vínculo, se lícito ou não”, explicou Dra Heloisa Hommerding, Preseinte da Comissão do Direito do Trabalho da OAB-PI.

Compartilhe!

Veja também
0bdd1e5c-ddbf-4bc7-a52b-4c2c75470420

matéria em colaboração

Conhecimento e valorização da cultura nordestina…
lacracao-urnas-eletronicas_mcamgo_abr_210920221818-11

JUSTIÇA

Convenções partidárias estão autorizadas a partir do dia 20 de julho…
iml_3_dBp6Gth (1)

Povoado formosa

A vítima estaria atrás do veículo durante uma manobra…
16ca9cf6-bac2-4f16-afe2-6758c3caf89f

Previdência

Medida é adotada para prevenir pagamentos indevidos e garantir maior transparência na gestão previdenciária…
WhatsApp Image 2026-07-11 at 14.18.15

clique cultura

A crônica conduz o leitor por lembranças, afetos e saberes populares….
WhatsApp Image 2026-07-10 at 18.15.06

MATÉRIA EM COLABORAÇÃO

Com crianças passando mais tempo em ambientes internos, distribuidora reforça cuidados com tomadas, fios e…
Matérias relacionadas
hospital de união

Uso Obrigatório do Capacete

Segundo levantamento do Hospital Municipal Dr. José da Rocha Furtado…
IMG_7652

Concurso

União e Miguel Alves estão entre os municípios contemplados…
IMG_5910

Educação Municipal

A Unidade conta com 14 salas, berçários, refeitório e climatização com energia solar….
IMG_1762

Conscientização ambiental

Ações desenvolvidas ao longo da semana reforçaram a importância da educação ambiental e do contato…
IMG_4569

Enem 2026

Candidatos devem confirmar participação até 5 de junho; provas serão aplicadas em novembro…
9e676d82-8efe-490a-97c5-310735079110

Vítima estava internada

Acidente aconteceu no último domingo (31), na Avenida 7 de Setembro….